São Luís

Emap apresentará o projeto do novo terminal do Porto do Itaqui

O Termo de Referência do Arrendamento será apresentado no dia 15 de junho, em audiência.
Imirante.com 01/06/2012 às 09h06

SÃO LUÍS - A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) amplia o Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias do Porto do Itaqui. Em audiência pública que será realizada na empresa, no dia 15 de junho, às 15h, a Emap apresentará o Termo de Referência do arrendamento portuário de um Terminal de Uso Público para a armazenagem e movimentação de granel sólido de origem florestal (pellets) e carga geral (celulose) no Porto do Itaqui.

A oportunidade integra o planejamento da empresa para expansão do Porto do Itaqui nos próximos anos. A área, destinada a carga geral e granel sólido de origem florestal, tem capacidade para movimentar dois milhões de toneladas por ano (tpa) de pellets, madeira prensada e desidratada, podendo chegar a três milhões de tpa. De celulose será 1,5 milhão tpa, podendo essa capacidade ser duplicada.

"Serão, aproximadamente, 170 mil metros quadrados localizados próximos ao Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). A operação contará com galpões de armazenagem e acessos rodoferroviários", explicou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Daniel Vinent.

Pelo plano de negócios da Emap, este ano serão movimentadas 15,3 milhões de toneladas de carga no porto maranhense. Seguindo uma linha ascendente, a estimativa para 2016 é movimentar 27 milhões de toneladas, quando já estarão em pleno funcionamento tanto o Tegram quanto o píer petroleiro 108. A previsão é que o Itaqui passe a operar celulose já no último trimestre do próximo ano e pellets no primeiro quadrimestre de 2014.

Depois da discussão em audiência pública, o projeto seguirá para aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e em seguida para o Tribunal de Contas da União (TCU). Só então o edital será publicado. O empreendimento está orçado em R$ 243 milhões para uso por 25 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.