Turismo

'BNTM recoloca o Maranhão na discussão turística', avalia ministro do Turismo

Gastão Vieira cumpre agenda intensa nesta sexta-feira (11) em São Luís.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

SÃO LUÍS – Começou na quarta-feira (9), e vai até este domingo (13), a 21ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), promovida pela Fundação Comissão de Turismo Integrado (CTI) do Nordeste. O evento é reservado e reúne 450 operadores e fornecedores do setor, além de jornalistas especializados. Ao todo, serão 1,5 mil m² climatizados e totalmente planejados para receber os convidados no Ceprama – Madre Deus –, em São Luís.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, avalia como positivo o volume de negócios realizado na feira de turismo realizada na capital maranhense. "A feira recoloca o Maranhão na discussão turística do Brasil e do mundo, e São Luís como destino, como cidade importante, que vai completar 400 anos. Como Patrimônio da Humanidade, São Luís se destaca nessa atração. Então, trazer jornalistas estrangeiros, trazer secretários de outros Estados do Nordeste, trazer operadores, realizar negócios, falar da nossa música, da nossa gastronomia, fazer esse encontro das pessoas. Eu acho que é um momento muito importante para uma retomada do Maranhão como destino turístico importante", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta sexta-feira (11).

No mês de abril, o Maranhão conquistou o título de melhor destino turístico de 2011, oferecido pelo Grupo Brasil Travel News, especializado no setor há 27 anos. O Estado foi reconhecido pelo trabalho turístico que vem sendo realizado em três polos turísticos: Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e São Luís. Entre os destinos, o ministro Gastão Vieira destaca a capital maranhense. "Nós temos um conjunto de atrações que vão além do turismo normal, de sol e praia. Nós temos uma atração natural que chama a atenção do mundo inteiro", diz.

"É claro que isso precisa ser potencializado. Desde a recuperação da cidade, de resolver o problema da entrada da cidade, do aeroporto, do treinamento intenso da mão de obra nos hotéis, bares e restaurantes, e vender essa atração, fazer uma ampla divulgação, de promoção fora do Brasil. Aí é muito fácil, porque temos maranhenses do Ministério do Turismo e na Embratur. Nós não podemos perder essa oportunidade. Muito embora, nós precisamos fazer o dever de casa, como recuperar o Centro Histórico, que está muito degradado", pondera.

Obras no aeroporto

No início do mês de maio, durante uma visita do vice-governador do Estado, Washington Luiz Oliveira, e do secretário de Turismo, Jura Filho, no aeroporto Marechal Cunha Machado para averiguação do andamento das obras de reforma do terminal, o superintendente da Regional Norte, Paulo Roberto da Costa, informou que 50% da obra – orçada em R$ 12,7 milhões – estão executados, mas que o cronograma estabelecido – com prazo para 26 de maio – está atrasado. Ao menos 70% da obra correspondem a estrutura metálica.

"Os prejuízos são muito fortes, muito embora quem queira vir, vem. Não é o fato de o aeroporto estar em obras que vai impedir que alguém tome a decisão de vir, mas, é claro, que o impacto, a permanência da lembrança de você ter sido feliz na viagem, de ter vivido emoções, isso passa muito longe. Pelo desconforto, pela intranquilidade, pela dificuldade que você tem de chegar ao aeroporto, etc. É um problema que nasceu errado, tem sua origem com muitas dificuldades, com muita omissão por parte da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Ela não deu ao aeroporto a sua devida atenção. E, na verdade, nós precisamos ajudar a Infraero para que eles terminem a obra em curto prazo. Ou seja, no curto prazo do curto prazo, porque eles já estão extremamente atrasados", diz Gastão Vieira.

Em 2011, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur), a chegada de turistas estrangeiros cresceu em 5,3% comparado a 2010. Foram 5.433.354 visitantes internacionais, 271.975 a mais que no ano anterior. Entre os turistas nacionais, a região Nordeste aparece em primeiro lugar na preferência daqueles que pretendem viajar nos próximos meses. O Nordeste é a primeira opção para 54,8% dos brasileiros, aponta uma sondagem realizada pelo MTur.

O ministro defende a ampliação do terminal de passageiros em médio prazo, a fim de atender a demanda do aeroporto, que recebe mais de 700 mil passageiros por ano. "Como ministro do Turismo, eu tenho conversado com o ministro da Aviação Civil e com o presidente da Infraero para lançarmos, imediatamente, um edital de ampliação das obras que estão sendo feitas, e, em médio prazo, conversando com a presidência, tentando incluir no PAC dos Aeroportos, uma nova estação de passageiros para São Luís. Nós precisamos pensar grande", afirma.

Agenda em São Luís

Gastão Vieira cumpre agenda intensa nesta sexta-feira. Pela manhã, o ministro se reúne com prefeitos e parlamentares. Durante a tarde, ele visita obras de recuperação da Fábrica de Tecidos Santa Amélia – que vai abrigar cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) –, do Palacete Gentil Braga e da Cidade Universitária da UFMA, que contam com recursos do governo federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.