Seca

Governo cria Comitê de Combate à Seca no Semiárido

Christina Machado/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

BRASÍLIA - O Diário Oficial da União publica, hoje (9), portaria do Ministério da Integração instituindo o Comitê Integrado de Combate à Seca na região do Semiárido brasileiro. O comitê vai coordenar ações de governo no enfrentamento da estiagem em todos os Estados do Nordeste e em Minas Gerais, por meio dos núcleos de trabalho.

Os grupos são formados por técnicos do governo federal e estadual, e das defesas civis nacional, estadual e municipal. Além de articular ações para reduzir os efeitos da seca, os comitês vão acompanhar a distribuição de água por carro-pipa e as atividades do "Água para Todos" – programa que vai garantir cisternas e barragens para as populações afetadas pela estiagem.

O comitê, também, será responsável pela renegociação das dívidas dos produtores, pela liberação de novas linhas de crédito – está disponível R$ 1 bilhão do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) – e por colaborar na concessão do "Bolsa Estiagem", que vai beneficiar com R$ 400 cerca de 400 mil agricultores que não recebem o seguro-Safra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.