Abuso

Quantidade de casos de abuso de menor em Dom Pedro é alarmante

No ano passado, 24 denúncias foram registradas pelo Consleho Tutelar do município.

Acélio Trindade/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

CODÓ - O Conselho Tutelar do município de Dom Pedro, na região central do Maranhão, está preocupado com o número de casos que mostram o desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Os mais alarmantes dizem respeito a abuso e exploração sexual. De acordo com levantamento do ano passado, nada menos que 24 denúncias foram registradas, muitas por meio do Disk 100. A conselheira, Mirivane Ferreira Sousa, disse ao Imirante que a maioria delas se confirmou.

O abuso tem características familiares em Dom Pedro. “Geralmente é alguém de dentro da família, tio, mas o maior número mesmo é de padrastos que abusam de suas enteadas”, explicou Mirivane.

Ação

O coordenador do Conselho, Fernando José Dias Andrade, destacou que o procedimento, que compete ao órgão de defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, tem sido feito com a agilidade necessária.

O CT age em parceria com a delegacia de polícia civil do município e com o Ministério Público Estadual. “Nós averiguamos a denúncia, para ver se ela é verdadeira e, depois que identificamos as pessoas, a vítima e o possível agressor, nós entregamos o caso à Polícia Civil, ao delegado. Porque, muitas vezes, a família recebe a gente mal. Não quer falar sobre o caso. Quando é assim, buscamos o auxílio da polícia e depois do Ministério Público”, justificou o coordenador.

Outros problemas

A infância e a juventude de Dom Pedro, também, enfrentam outros problemas. Em 2011, os dados mostram que 58 crianças foram vítimas de abandono, 22 de agressão física (geralmente dos pais), cinco sofreram com o trabalho infantil.

Já o número de menores envolvidos com infrações penais é pequeno. No ano passado, apenas dois casos de furto e roubo foram contra adolescentes da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.