Política

Número de vereadores continua indefinido em Codó

Atualmente, a Câmara Municipal de Codó tem 11 parlamentares, mas pode ter até 17.

Acélio Trindade/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

CODÓ - O número de vereadores que a Câmara Municipal de Codó terá a partir de 2013 continua no campo da indefinição. Atualmente, ela tem 11 parlamentares, mas pode ter até 17, no ano que vem, depende apenas do que for aprovado pelos atuais edis. Acontece que, até agora, existe apenas um projeto de emenda que modifica o Regimento Interno tramitando nas comissões da Casa e a proposta é de que o número continue o mesmo, ou seja, 11.

Como não há consenso, alguns aguardam a manifestação de outro grupo no sentido de apresentar outra emenda com propostas alternativas, que podem ser de treze, quinze ou dezessete vereadores. Até agora, essa nova proposta não entrou para análise das comissões.

Na sessão de dessa segunda-feira (9), os vereadores voltaram a falar do assunto, levantando este problema. O presidente, vereador Figueiredo Junior, do PCdoB, definiu que dia 23 de abril o projeto de emenda ao Regimento será discutido em plenário, seja ele com qual número for.

Aflição

A indefinição mexe com muita gente. Na cidade, são centenas de pré-candidatos já declarados, inclusive, nos meios de comunicação, todos aflitos com a questão.

Os partidos, por meio de suas lideranças municipais, entendem que quanto maior o número de vagas no parlamento, mais chances têm aqueles pré-candidatos menos providos de recursos financeiros para a campanha.

A definição, mais breve possível, também, ajudaria na organização dos diretórios que poderiam escolher melhor quem iria concorrer em outubro ao cargo de vereador. Por enquanto, certa mesmo só a data de 23 de abril para apresentação do projeto em plenário, dada a pressão que os edis já sentem na pele por causa da demora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.