Perigo no trânsito

Animais soltos causam transtornos em avenidas da capital

Na Av dos Africanos, é comum observar bois, cachorros andando entre os carros e aumentando o risco de acidentes.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - Animais soltos em várias avenidas de São Luís representam risco a motoristas e pedestres. Na manhã de ontem, O Estado percorreu algumas vias de grande fluxo de veículos e flagrou animais de grande e médio porte andando livremente entre carros e motocicletas, muitas vezes dificultando o trânsito.

Na Avenida dos Africanos, é comum observar bois, cavalos, jumentos e cachorros andando entre os carros e aumentando o risco de acidentes. "Todos os dias vejo animais andando aqui, os donos não prendem os bichos direito e eles acabam fugindo", disse Valdir Abreu, proprietário de uma borracharia nas margens da avenida.

Ele afirmou ainda que a maioria dos animais que andam pela Africanos pertence a criadores que moram nos bairros Coroadinho, Coroado e Parque Pindorama, que os soltam para pastar e voltam para buscá-los no fim da tarde.

Os animais causam transtornos a motoristas e pedestres, pois, ao desviarem deles, os motoristas podem atropelar pedestres que transitam no local, como é o caso da dona de casa Daiana Cristina Silva, que diariamente vai andando para o trabalho pela via.

"Morro de medo de ser atropela aqui por causa desses bichos. Outro dia um ônibus desviou de um jumento e quase invadiu a calçada em que eu estava", frisou.

Perigo

Nas avenidas Senador Vitorino Freire, Beira-Mar, Kennedy, Ana Jansen e Ferreira Gullar, principalmente jumentos e grupos formados por pelo menos cinco cachorros também podem ser vistos quase diariamente dificultando o trânsito, latindo e ameaçando morder a todos que passassem por perto.

"Já vi todo tipo de animais em várias avenidas da cidade. Os que mais me incomodam são os cachorros, que ficam latindo e às vezes até me perseguem tentando morder minha perna", reclamou o motociclista Carlos Alberto Ribeiro.

Entre maio e julho do ano passado, a Coordenação de Apreensão de Animais, departamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), apreendeu 245 animais em avenidas da capital.

Passado quase um ano, não aconteceu nenhuma fiscalização da Semurh para impedir que os donos soltem seus animais em vias públicas. O Estado entrou em contato com a Prefeitura para pedir esclarecimentos, mas até o fechamento desta edição não recebemos resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.