Área de risco

São Luís tem elevado risco de desmoronamentos, diz ministério

A capital maranhense tem 62 pontos de deslizamento, sendo 51 áreas de encosta.

Jock Dean/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - O Ministério da Integração Nacional classificou São Luís como uma das 56 cidades do Nordeste com elevado risco de deslizamentos, desmoronamentos e enxurradas. O estudo, feito pelo Serviço Geológico do Brasil, levou em consideração o histórico das cidades, além das características do solo. No dia 17 de abril, a capital receberá um ciclo de oficinas para tratar de segurança em áreas de risco e em situação de desastre.

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, São Luís tem 62 pontos de risco de deslizamento, sendo 51 áreas de encosta. Destes, 20 estão localizados na área Itaqui-Bacanga, onde estão os bairros Anjo da Guarda, Jambeiro, Sá Viana, Vila Embratel e Alto da Esperança.

Também existem pontos de alto risco, considerados até "históricos", em outros bairros da capital, como Coroadinho, Morro do Zé Bombom – apontada área muito crítica -, Salina do Sacavém, Túnel do Sacavém, Vila Lobão, onde uma encosta causa risco elevado à população, Vila Isabel Cafeteira, Ayrton Senna, São Raimundo, José Reinaldo Tavares e Pão de Açúcar.

Este ano, por causa do pouco volume de chuvas registrado em São Luís em relação a anos anteriores, a Defesa Civil Municipal ainda não registrou nenhuma ocorrência de desmoronamento. Apesar disso, baseado no histórico de incidentes do tipo já ocorridos na capital, onde somente entre 2009 e 2010 mais de 500 famílias ficaram desabrigadas por causa das chuvas, o Ministério da Integração Nacional classificou São Luís e outros seis municípios maranhenses como áreas onde o risco de deslizamentos, desmoronamentos e enxurradas é elevado.

A classificação foi feita baseada em estudos do Serviço Geológico do Brasil, que constatou que diversas localidades do estado apresentam a chamada acomodação do solo, que ocorre quando o excesso de chuvas provoca o encharcamento e o acúmulo de água nos lençóis freáticos. Com isso, a terra se movimenta para cima e para baixo, provocando os incidentes.

“Com este mapeamento, sabemos onde está o perigo e conseguimos, com auxílio das coordenadorias municipais e estaduais, salvar vidas e reduzir os efeitos dos desastres naturais”, afirmou Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

Treinamento

Esse trabalho faz parte de uma política do ministério de utilizar a tecnologia a serviço da prevenção dessas ocorrências e da minimização dos transtornos causados a quem reside nessas localidades. Para isso, os técnicos das coordenadorias municipais das defesas civis de 13 municípios maranhenses receberão capacitação específica para alinhar estratégias para prevenção e socorro à população. Na capital, os treinamentos ocorrerão de 17 a 20 de abril.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, além de São Luís, outros 12 municípios do estado participarão das oficinas. “Além das seis cidades do interior que foram classificadas pelo ministério, convocamos outras seis com grande histórico de ocorrências do tipo para estarem presentes nas oficinas. Por meio delas, pretendemos capacitar as 118 coordenadorias municipais de defesa civil existentes no estado”, afirmou o secretário executivo da Coordenadoria, coronel Robério dos Santos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.