Acidente

Preso motorista suspeito de causar acidente que matou 15

Essa era a terceira vez que ele fazia o trajeto de Codó-MA a São Cotardo-MG.

Gabriela Lima/G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h26

GOIÁS - O motorista de ônibus suspeito de causar o acidente que resultou na morte de 15 pessoas e deixou cerca de 26 feridas, em Estrela do Norte, está preso na delegacia da cidade. De acordo com o delegado André Medeiros, responsável pelo caso, ele foi detido na tarde deste domingo (19), ao receber alta no Hospital Municipal de Uruaçu.

Francisco Ferreira Ribeiro, 27 anos, foi autuado por homicídio doloso. "Segundo os passageiros, ele estava em alta velocidade e fazia ultrapassagens perigosas mesmo sob forte chuva", diz o delegado. Em entrevista ao G1 por telefone, o motorista nega que estivesse em alta velocidade. Ribeiro conta que, na hora do acidente, dirigia a 70 km/h e alega ter perdido a direção. "Não tenho nem como explicar. Eu pisei no freio e o ônibus saiu da pista", diz.

Demonstrando tristeza, ele lamenta: "Se eu pudesse voltar atrás, não faria a viagem". Ribeiro diz trabalhar com transporte de passageiros há cerca de um ano e essa seria a terceira vez que fazia o trajeto de Codó (MA) a São Cotardo (MG). De acordo com o delegado, o segundo motorista do ônibus dormia no momento do acidente e está entre as vítimas.

Segundo o delegado, o ônibus estava sem a folha do tacógrafo (responsável por registrar a velocidade) e os bancos não tinham cinco de segurança. Medeiros também estranhou o fato do preço da passagem estar bem abaixo do que é cobrado pelas outras linhas. "Os passageiros pagaram R$ 170, enquanto as demais empresas cobram em torno de RS 300", explica.

Ultrapassagem

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um ônibus de turismo que seguia do Maranhão para São Gotardo (MG) fez ultrapassagem em local indevido e se chocou com um ônibus que saiu de Brasília para Minaçu. Para não bater nos ônibus, o Gol que vinha atrás de um dos veículos desviou e caiu no barranco, mas nenhum ocupante do carro de passeio ficou ferido.

Os dois ônibus transportavam, juntos, 82 passageiros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 14 morreram no local e um na madrugada deste domingo, no Hospital Municipal de Porangatu. Os corpos que estão no Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Ainda não há um número exato de feridos. A PRF estima que 26 pessoas se machucaram, mas a quantidade pode ser maior. "As vítimas foram encaminhadas para vários lugares diferentes, por ambulâncias das cidades, o que dificulta darmos um número preciso", explica o assessor de comunicação da PRF, inspetor Newton Morais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.