Naufrágio

Sobe para 12 mortos, o número de mortos em naufrágio

Mergulhadores encontraram o corpo de mulher no quarto andar do navio.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h27

Os mergulhadores encontraram neste sábado (21) o corpo de uma mulher no navio Costa Concórdia, o que eleva para 12 o número de mortos no naufrágio, informou a agência France presse e a edição online do jornal italiano 'Corriere Della Serra'.

Mergulhadores da Guarda Costeira encontraram o corpo no 4º dos 17 andares do navio, oito dias depois que o cruzeiro se chocou contra as rochas no litoral da Itália.

Buscas

Equipes de socorro retomaram no início da noite de sexta as buscas no navio, que se desloca alguns milímetros a cada hora, enquanto uma comovente cerimônia reuniu na ilha de Giglio os parentes das pessoas mortas no naufrágio.

"O barco estabilizou-se e as buscas foram retomadas na parte superior" do cruzeiro, que está emersa, já que cerca de 20 pessoas continuam desaparecidas, anunciou Alessandro Busonero, porta-voz da marinha italiana.

A decisão de retomar a exploração foi tomada após uma série de reuniões que constataram que o barco tinha se estabilizado. "Verificamos que as oscilações ocorridas na noite anterior não têm um movimento contínuo", afirmou aos jornalistas no local Cosimo Nicastro, porta-voz da Guarda Costeira.

Oito dias depois que o navio de 114.500 toneladas bateu e afundou na costa toscana, a esperança de encontrar alguém vivo praticamente desapareceu, e as águas geladas ao redor da embarcação ficaram mais agitadas, com a previsão de uma piora no tempo no final de semana.

A atenção agora se volta para como retirar mais de 2.300 toneladas de combustível a bordo do navio, que está deitado de lado sobre um recife em 20 metros de água perto da ilhota de Giglio e que pode sair do lugar de repouso.

As equipes de resgate estão esperando até que a busca por sobreviventes e corpos termine para só então começarem a drenar o combustível dos destroços, um processo que deve durar pelo menos duas semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.