Política

Mesa Diretora do Senado empossa Jader Barbalho nesta quarta-feira

Quatro senadores devem participar da cerimônia de posse às 15h.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h28

BRASÍLIA - A Mesa Diretora do Senado se reúne nesta quarta-feira (28) às 15h, com pelo menos quatro parlamentares, para dar posse a Jader Barbalho (PMDB-PA). Ele deverá assumir o mandato exercido atualmente pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA).

Depois de um ano aguardando uma decisão da Justiça, o peemedebista foi liberado no último dia 14 pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para tomar posse como senador.

Em outubro do ano passado, o STF havia decidido que o registro de candidato de Jader Barbalho deveria ser negado com base na Lei da Ficha Limpa. Mas depois que o Supremo derrubou a validade da Ficha Limpa para 2010, a defesa de Barbalho recorreu a fim de que ele pudesse assumir o mandato.

Mesmo barrado pela Lei da Ficha Limpa, Barbalho recebeu na eleição do ano passado 1,8 milhão de votos, quantidade suficiente para ocupar uma das vagas de senador pelo Pará. Impedido de assumir, foi substituído por Marinor Britto, que obteve 727,5 mil votos.

Marinor Brito tentou impedir nesta terça-feira (27) a realização da cerimônia de posse de Jader Barbalho. Ela solicitou ao STF o cancelamento da reunião da Mesa Diretora do Senado marcada para esta quarta, mas o ministro Carlos Ayres Britto negou o pedido da senadora. "Ante o exposto, indefiro a liminar, o que faço, naturalmente, sem prejuízo de posterior análise do ministro-relator", afirmou Ayres Britto em sua decisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.