Saúde

Você sabe qual a diferença entre alergia e intolerância à lactose?

Muita gente não pode consumir um dos itens básicos da nossa alimentação: o leite.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - Muita gente não pode consumir um dos itens básicos da nossa alimentação: o leite. Alergia ou intolerância à lactose? Embora o responsável seja o mesmo, o leite, há diferenças entre os dois problemas.

Adriane, de sete anos, chegou à consulta com a gastropediatra com uma dor no estômago há quatro meses, a mãe desconfia de intolerância à lactose. A alergia ao leite de vaca e a intolerância à lactose são doenças que aparecem logos nos primeiros anos de vida da criança, com sintomas de todo o tipo de desconforto digestivo e representam 7% das consultas com gastropediatras em todo país.

Ana Beatriz, de um ano e seis meses, tinha um cisto no fígado e intolerância a lactose, ela não ganhava peso suficiente até começar o tratamento. O tratamento tanto da alergia ao leite de vaca como da intolerância à lactose é feito com dieta, em geral as pessoas substituem o leite comum pelo leite de soja que é bem mais caro. Em um supermercado procurado pela reportagem da TV Mirante, custa R$ 12,75 a lata. Já o leite comum sai por R$ 5,59.

A intolerância à lactose pode surgir na fase adulta e está relacionada à mistura de raças do povo brasileiro. Existe uma propensão genética para a perda da enzima responsável pela digestão da lactose. Por isso, pessoas que consumiam leite de vaca por muitos anos podem apresentar problemas digestivos com esse tipo de alimento.

A fisioterapeuta Emanuele Lima Sá passou a ter intolerância à lactose depois de adulta e teve que reformular toda a alimentação. O cardápio, agora, é de muitas frutas, e ela fica atenta aos rótulos dos produtos industrializados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.