São Luís

Antropólogo português realiza palestra sobre a Festa do Divino

Palestra "Viagens do Divino", ministrada pelo também professor João Leal, ocorre no MHAM.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - O auditório do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) (Centro) promove nesta sexta-feira, às 17h30, a palestra “Viagens do Divino”, evento que tem como foco as Festas do Divino, desde Portugal e os Açores, onde foram originadas, até hoje, quando também são realizadas no Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.

O palestrante será o professor e antropólogo João Leal, da Universidade de Nova Lisboa, em Portugal, que é doutor em Antropologia e especialista em Festa do Divino. O evento é organizado pela Comissão Maranhense de Folclore, com apoio do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Durante a palestra, serão destacadas a continuidade e as transformações decorrentes das deslocações da festa ao longo do espaço e do tempo. “O nome da festa é o mesmo, mas o ritual é diferente”, diz o antropólogo.

Atualmente, João Leal pesquisa sobre as festas do Divino em São Luís, na Casa das Minas e no Terreiro de Dona Elzita, no bairro Coheb-Sacavém, que realiza o evento no mês de julho, em homenagem à Senhora Santana.

Rota - Segundo o professor, a pesquisa foi iniciada em Portugal e se estendeu aos Estados Unidos e Canadá, onde a festa é realizada por imigrantes açoreanos. “Tudo começou em 1980, dei uma pausa e depois os trabalhos foram retomados em 2002. Pesquisei também em Santa Catarina. A ideia é mostrar as ‘viagens’ da festa no espaço”, diz o antropólogo.

Ele pretende começar a escrever um livro sobre o assunto em fevereiro do próximo ano e a obra deverá ser publicada em 2013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.