Maranhão

Iterma entrega títulos de posse de terra em Bom Jardim

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), realizou mais uma etapa do Programa de Regularização Fundiária. Nesta fase foram concedidos 80 títulos individuais de posse da terra a trabalhadores rurais do município Bom Jardim, além de um título comunitário destinado à Associação de Moradores do povoado Barraca Lavada.

A secretária de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, e o presidente do Iterma, Carlos Alberto Galvão estão à frente do evento, que vem ocorrendo mensalmente, nos últimos dois anos, em todas as regiões do Maranhão.

A cerimônia de entrega dos títulos foi realizada na sexta-feira (1), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Irmã Elisa Maria Sotgia, no centro de Bom Jardim. Reuniu os trabalhadores rurais beneficiados e autoridades como o prefeito Roque Portela; o diretor de Assentamento do Iterma, Ivaldo Pacheco; o secretário municipal de Agricultura, Misael Santos; o presidente da Câmara, vereador José Filho; o gerente regional do Banco do Brasil, Nonato Medeiros; além dos técnicos do Iterma, Agência Estadual de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Sedagro.

“O título de posse é a maior aspiração de quem mora na zona rural e não tem terra para trabalhar. Estamos aqui consolidando os compromissos assumidos pela Governadora Roseana Sarney com os trabalhadores rurais da região”, afirmou a secretária Conceição Andrade.

Carlos Galvão destacou que o trabalho é o resultado de uma parceria envolvendo o município e Governo do Estado, por meio da Sedagro e seus órgãos vinculados: Iterma, Agerp e Superintendência do Núcleo de Programas Especiais (Nepe).

O trabalhador rural Edízio de Jesus Brasil não conseguia disfarçar tanta alegria ao receber o seu título de proprietário do imóvel rural denominado Fazenda Bom Sossego, Gleba Brejão, com uma área de 45 hectares, localizado no povoado Barra do Cristal. Outro trabalhador muitofeliz na solenidade era o Antônio Pereira da Silva, casado, proprietário do imóvel Fazenda Nova, Gleba Brejão, localizado no povoado Crista, com uma área de 27 hectares que destacou a importância da iniciativa.

Jovens avicultores Após a solenidade de entrega dos títulos de terra, a secretária Conceição Andrade e toda comitiva participaram de visitas aos projetos implantados no município como: Casa de farinha, telado para horticultura, ampliação do campo agrícola, além da distribuição de sementes selecionadas de feijão.

Conceição Andrade e comitiva ainda realizaram a entrega dos certificados dos jovens avicultores do Programa Geração Futura da Agricultura Familiar. Implantado no Governo Roseana Sarney, o programa transforma jovens das comunidades em agentes de desenvolvimento rural. Eles são responsáveis pelo incremento de uma agricultura familiar sustentável, baseado em processos pedagógicos inovadores, incluindo a pedagogia da alternância, bem como as tecnologias sociais.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.