Trânsito

Estacionamento rotativo voltará a funcionar em São Luís

Novos parquímetros serão manuseados por motoristas e 120 guardadores cadastrados.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h47

SÃO LUÍS - A capital maranhense voltará a ter sistema de estacionamento rotativo nas ruas do Centro. A empresa Rotativo São Luís está em acertos finais com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para reiniciar operações na capital. No total, 32 ruas receberão novos parquímetros que serão manuseados pelos condutores de veículos e 120 guardadores cadastrados no Sindicato dos Lavadores, Manobristas e Guardadores de Automóveis de São Luís.

Inoperantes desde o início deste ano, os parquímetros instalados na cidade devem voltar a funcionar até o fim de novembro. A informação foi confirmada ontem pelo presidente do Sindicato dos Lavadores, Manobristas e Guardadores de Automóveis de São Luís, Francisco Ribamar Moreira, e pelo gerente administrativo da Rotativo São Luís, Casemiro Costa. Tanto o sindicalista quanto o funcionário da empresa ressaltaram que tudo já está pronto para o sistema ser reimplantado nas ruas da capital.

A princípio, os equipamentos serão reinstalados somente nas ruas do centro comercial. As vias que mais receberão os parquímetros serão as ruas da Paz e do Sol, com 92 e 84, respectivamente.

Francisco Moreira explicou que foram cadastrados 120 guardadores de carro e cada um receberá 33% do valor arrecadado. O percentual continua o mesmo desde a implantação do serviço, em 1994. O valor por hora também permanecerá o mesmo: R$ 1,00.

Multas

Na manhã de ontem, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) multaram todos os veículos que estavam estacionados de forma irregular na Praça Urbano Santos, em frente ao Liceu Maranhense.

Embora estivessem errados, os motoristas protestaram contra a falta de critério da Prefeitura em aplicar as multas. De acordo com um dos agentes, que não se identificou, as multas estariam sendo aplicadas em razão de uma denúncia. Ele alegou estar somente “cumprindo ordens” e reconheceu que o local é utilizado como estacionamento há vários anos, mas que foi designado por seu superior para autuar os veículos especificamente da Praça Urbano Santos.

Enquanto os veículos eram multados, os professores da rede estadual que participavam de um curso de formação continuada foram avisados da ação dos agentes. O fato despertou curiosidade de motoristas que costumam estacionar seus veículos no local. “Eu coloco meu carro aqui há mais de um ano e nunca vi nenhum guarda multar ninguém. Só hoje que eles resolveram multar porque aqui está cheio de professor do Estado”, reclamou a professora Maria do Rosário Assunção.

De acordo com o gerente administrativo da Rotativo São Luís, Casemiro Costa, o centro da capital terá 1028 vagas supervisionadas pela empresa. As ruas com maior número de vagas sob responsabilidade da Rotativo são:

Rua da Paz - 92 vagas

Rua do Sol - 84 vagas

Rua do Passeio - 60 vagas

Rua de Santana - 56 vagas

Av.Magalhães de Almeida - 56 vagas

Rua do Egito - 52 vagas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.