Política

Sarney descarta disputar reeleição no Senado Federal

'Já dei minha cota de sacrifício', diz o senador peemedebista ao retornar à Casa.

Eduardo Bresciani/ G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h47

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), descartou nesta quarta-feira (20) disputar novamente o comando da Casa no próximo ano. O PMDB, partido de Sarney, manteve nas urnas a maior bancada no Senado e, pela tradição, tem mais chances de eleger o presidente para o período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2013.

Nesta quarta, Sarney retomou o trabalho no Senado após ter passado a semana passada internado em São Paulo. Questionado se estaria disposto a tentar a reeleição para a presidência, o peemedebista descartou. “Já dei minha cota de sacrifício”.

O presidente do Senado vem convivendo com problemas médicos nos últimos anos. Ele teve alta no sábado (16) do hospital Sirio Libanes em São Paulo. O peemedebista foi internado no dia 2 de outubro em São Luís (MA) e foi transferido para São Paulo no dia 5. Sarney teve uma arritmia cardíaca, que foi tratada com ablação, e uma esofagite, que foi tratada clinicamente, segundo o hospital.

Sarney está no Senado nesta quarta, mas a expectativa de que a Casa voltasse ao trabalho não se concretizou. Por falta de quórum, os líderes decidiram deixar as votações para depois do segundo turno. O presidente do Senado minimizou a ausência dos colegas.

“Ainda estamos no período eleitoral, no segundo turno, então os senadores estão todos engajados nas lutas locais e evidentemente que é compreensível a ausência deles”, afirmou o presidente do Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.