Caged

São Luís é a 15ª cidade que mais contratou em setembro

Entre as dez cidades que mais geraram vagas, apenas três não são capitais.

Imirante, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h47

SÃO LUÍS - Das dez cidades brasileiras que registraram o melhor desempenho na geração de emprego formal em setembro, somente três não são capitais, mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesses locais, o bom desempenho é atribuído, entre outros fatores, ao crescimento do trabalho no setor sucroalcooleiro.

Nesta terça-feira (19), o governo divulgou os dados gerais e mostrou que foram criados 246 mil postos de trabalho com carteira assinada no mês. O valor não é recorde histórico para meses de setembro, ao contrário do que havia previsto o governo. No acumulado deste ano, porém, os números mostram que foram abertas 2,2 milhões de vagas com carteira assinada, o que representa recorde para os nove primeiros meses de um ano, de acordo com a série histórica do Caged.

Excluindo as capitais, os principais destaques do mês foram Coruripe (AL), Ipojuca (PE) e Rio Largo (AL), influenciadas pelo início da moagem da cana, entre outros fatores. O Caged só considera os dados das cidades com mais de 30 mil habitantes. São Luis foi a 15ª cidade com melhor desempenho no saldo de vagas (diferença entre contratações e demissões): 2.539 postos de trabalho criados.

Veja a lista das 50 cidades que mais geraram postos de trabalho em setembro

Motivos

O prefeito de Coruripe (AL), Marques Belttrão, afirmou que no mês de setembro geralmente há acréscimo de vagas por conta da cana-de-açúcar. Ele destaca, no entanto, que o anúncio feito no começo do ano da instalação de um estaleiro tem movimentado a economia da cidade. "Diversas empresas já estão se instalando com o objetivo de prestar serviço para o estaleiro e isso atrai investimentos para a cidade, influenciando na geração de emprego", disse Beltrão.

A cidade de Ipojuca (PE), embora também seja forte no setor de cana, tem outros dois motivos para o bom resultado, de acordo com Ângelo Castelo Branco, assessor especial da prefeitura: a chegada da alta temporada para o turismo em razão da praia de Porto de Galinhas e o crescimento constante do setor industrial por conta do Complexo Industrial Portuário de Suape. "A alta temporada do turismo é grande, começa no final de agosto e vai até abril. Entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, a previsão é receber 750 mil turistas [em Porto de Galinhas]", explicou Castelo Branco.

"Além do crescimento constante do emprego industrial por conta do Complexo de Suape, a alta temporada do verão coincide com o início da safra da cana-de-açúcar", completou.

Demissões

Entre as 50 cidades que mais demitiram do que contrataram no mês não há capitais O município com o pior resultado na geração de vagas foi Santa Cruz do Sul (RS). Nesse caso, trata-se de um fator já esperado, uma vez que a cidade tem sua economias muito dependente da plantação de fumo e este é o período de fim de safra, quando muitos empregados são dispensados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.