acervo pessoal

Novos títulos chegam à Casa de Cultura Josué Montello

São 104 caixas com material diverso, com destaque para livros do acervo pessoal do escritor.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h48

SÃO LUÍS - Em breve, pesquisadores, estudantes e demais interessados terão acesso a obras raras da coleção particular de Josué Montello. As publicações foram enviadas diretamente do Rio de Janeiro, pela viúva do escritor, Ivone Montello, e já estão sendo catalogadas por funcionários da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), localizada na Rua das Hortas, 327, Centro.

A doação chegou há dois meses. Ao todo, são 104 caixas de materiais diversos, com destaque para livros. A diretora da Casa, Joseane de Souza e Souza explica que é um acervo rico e diversificado, que está sendo cuidadosamente inventariado para que possa ser disponibilizado ao público. "Ainda não sabemos quantos livros nos foram enviados, pois estamos trabalhando com uma caixa por vez", revela.

Joseane de Souza e Souza diz, ainda, que a viúva do escritor enviou não apenas livros. "Recebemos máquina de escrever manual, com a qual Josué Montello datilografava suas obras, recortes de jornais, fotos, entre outras peças", conta. Faz parte dos itens uma coleção de artigos originais publicados pelo escritor no Jornal do Brasil, de 1955 a 1993.

A diretora assegura que todo o material será disponibilizado ao público. "Mas temos que catalogar tudo. Hoje estamos em trabalho de informatização de todo o nosso acervo. Em seguida, faremos esse mesmo trabalho com o material recebido. Deve demorar um pouco, mas valerá à pena", diz Joseane, referindo-se à importância cultural das obras e arquivos. "Ele [Josué Montello] tinha o cuidado de encadernar todas as primeiras edições de suas obras e tudo isso nos foi enviado. São 21 publicações", destaca Joseane de Souza e Souza.

Acervo pessoal

O material enviado por Ivone Montello faz parte da biblioteca particular de Josué Montello. "Era de vontade dele que tudo fosse enviado à Casa de Cultura. Só estávamos esperando uma oportunidade para fazer isso", diz a viúva.

O primeiro contato com a diretoria da Josué Montello foi feita há três anos, quando Ivone Montello esteve em São Luís. "Um ano depois estive no Rio de Janeiro, quando pude ver todo o material que seria enviado para nós", conta Joseane de Souza e Souza.

As peças pessoais e obras de Josué Montello se juntarão aos quase 60 mil itens que compõem o acervo da Casa de Cultura. A maior parte desse material já está disponível ao público que conta, ainda, com 300 publicações para empréstimos. "Para isso, o usuário deve se cadastrar conosco", diz Joseane.

Sobre a possibilidade de empréstimos do material recém-chegado, a diretora explica: "Ainda não sabemos como será disponibilizado, mas estarão ao alcance do público tão logo seja finalizada a catalogação", garante a diretora da Casa de Cultura.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.