Funcionalidade

Novas instalações do Sistema Mirante: inovação e integração

Reforma e ampliação da sede da empresa foi feita para atender às necessidades da TV Digital.

Roberta Gomes/ Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - Mais tecnologia, novos equipamentos e mais espaço. É assim que estão ocorrendo as mudanças na TV Mirante. Além de dar início ao sinal digital de televisão, os profissionais que colocarão esse sinal no ar ganham um novo ambiente de trabalho, mais moderno e funcional, que coloca em prática a integração dos meio eletrônicos.

Desde o final de 2007, o Sistema Mirante passa por mudanças em sua sede. A primeira reforma ocorreu na redação do jornal O Estado, que já funciona, há quase dois anos, num local clean, espaçoso e confortável. No início de 2008, foi a vez do prédio da TV Mirante, das rádios Mirante AM e FM e Portal Imirante começarem a sofrer mudanças. A sede dos meios eletrônicos foi reformada e ampliada para receber a TV Digital. “Nós tivemos que pensar um outro espaço, diferente, próprio para atender à nova realidade da TV Digital”, pontua Raimundo Nonato Corrêa, chefe do departamento de materiais do Sistema Mirante, que supervisiona a obra.

Uma das primeiras ações da reforma e ampliação foi no estacionamento do Sistema Mirante, já que havia uma nova torre, muito maior que a atual, para ser instalada. Abaixo da torre, um espaço novo foi construído para receber o transmissor digital. Logo depois, começou a reforma no prédio principal. Para isso, foi necessário transferir a redação, as salas da presidência, as salas dos diretores, marketing, entre outros setores, para locais provisórios enquanto toda a reforma estava sendo realizada. Uma tarefa nada fácil, mas que chegou ao fim. Desde a última semana, todos os setores de trabalho dos meios eletrônicos do Sistema Mirante estão nas suas novas instalações.

Ampliação

O prédio da TV Mirante, Portal Imirante e rádios está mais bonito e muito maior. A primeira grande diferença é que ao invés de apenas um, o prédio agora tem dois pavimentos. “Foi um desafio reforçar a estrutura do prédio para receber esse pavimento superior. Foram dias de estudo com um calculista até chegar numa solução”, destaca Nonato Corrêa.

É justamente no segundo andar que a ampliação do prédio chama mais atenção. No local, já está funcionando a Central de Jornalismo, uma redação integrada, onde os jornalistas de todos os meios eletrônicos trabalharão juntos. Eles estarão distribuídos por nichos, mas todos no mesmo ambiente, onde a informação terá mais circulação e produção ficará mais ágil. A Central de Jornalismo tem 360 m² e ela também será cenário para o JMTV 2ª edição. O estúdio do telejornal das 19h da TV Mirante de São Luís está sendo todo preparado nos moldes da TV Globo.

O mesmo está ocorrendo com o estúdio de gravação dos outros programas jornalísticos da TV Mirante. Localizado no térreo do prédio, o estúdio terá 116 m², o que possibilitará uma variedade de cenários e otimizará as gravações. Continuarão no com transmissão ao vivo, no estúdio fechado, o Bom Dia Mirante e JMTV 1ª edição.

Nas novas instalações, a Central Técnica da TV Mirante também ganhou espaço. Serão 195 m² para instalar os hacks receptores de satélite, produção, os três másteres (HD, SD e One-Seg) e as 10 novas ilhas de produção. Tudo isso ainda será instalado no segundo pavimento.

Um salão, menor que o da Central de Jornalismo, mas tão integrado quanto ele, foi destinado ao setor do Marketing do Sistema Mirante. Nele trabalha um equipe integrada, que pensa campanhas, produtos e eventos em conjunto, para todos os meios que fazem parte da empresa.

Visual

Tanto no primeiro pavimento, quanto no segundo, a iluminação natural foi aproveitada. Janelas de vidro compõem toda a fachada do novo prédio e clareia as instalações dos dois andares.

Por fora, os vidros são escuros e toda a fachada em tom claro, com uma textura de pedras, num conjunto harmonioso e moderno, seguindo as mudanças da tecnologia.

Para completar o visual do prédio, um novo estacionamento, com um paisagismo conservando as palmeiras imperiais, tão marcantes no pátio da empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.