Enfermagem

Profissionais de enfermagem fazem ato pela redução da jornada

Priscilla Mazenotti/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

BRASÍLIA - Cerca de quatro mil profissionais da área de enfermagem estão em Brasília pedindo a aprovação do projeto que reduz a jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas semanais. O projeto tramita na Câmara há dez anos e aguarda votação em plenário.

A categoria argumenta que a redução da jornada vai permitir a qualificação dos profissionais e a implementação de uma assistência à saúde com mais qualidade.

“O número de doenças por conta da jornada excessiva tem provocado uma baixa muito grande de profissionais, que são acometidos por doenças do trabalho e estresse ocupacional”, disse o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem, Antônio Marcos Gomes.

Ele lembrou que, na maioria dos estados, a saúde pública já conta com a regulamentação da jornada de 30 horas semanais. A resistência, segundo ele, é no setor privado.

“Não há interesse em qualificar os serviços prestados. O setor trabalha com a comercialização da saúde, onde o lucro é mais importante que a qualidade”, comentou.

Antônio Marcos lembrou que a reivindicação não onera o setor e não tem relação com outra luta da categoria: o piso salarial.

“A nossa luta hoje é exclusivamente pela fixação da jornada em 30 horas, para permitir uma qualidade de vida melhor”, comentou.

Os manifestantes ficam no gramado em frente ao Congresso Nacional. À tarde se reúnem com deputados e lideranças partidárias para pressionar pela votação do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.