Oportunidade

Franquias são negócios mais seguros para iniciantes

Workshop realizado em São Luís mostra dicas sobre a modalidade do mercado.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS – Um espaço dedicado aos negócios e à troca de experiências sobre franquias: assim foi o "Workshop Encontro de Franquias", realizado hoje (10), no Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, em São Luís. O evento foi promovido pelo Grupo Sá Cavalcante, que lançou, no ano passado, o Shopping da Ilha. O objetivo é qualificar os empresários da cidade, dando oportunidade de troca de experiências com grandes nomes do setor - como Marcos Hirai (da Franchise Store), um dos palestrantes do evento – e dar oportunidade a interessados em montar o seu próprio negócio.

O evento atraiu mais de 400 pessoas, superando, em dobro, a expectativa da organização do evento. "O objetivo faz parte da nossa estratégia de comercialização dos empreendimentos do grupo, que é estar casando o futuro empresário que está com disposição de investir no shopping com as de fora, que estão com interesse de vir para cá e querem encontrar uma pessoa para investir nesta marca", afirmou o representante do Grupo Sá Cavalcante, Leonardo Cavalcante, em entrevista para o portal Imirante.

Foto: Maurício Araya/Imirante

Foto: Maurício Araya/Imirante.

Durante o evento, os interessados puderam obter informações sobre como montar uma franquia no stand do Banco do Nordeste (BNB), montado especialmente no local. São informações essenciais para quem pretende abrir uma franquia, como documentação necessária e linhas de crédito disponíveis. Segundo Tatiane Carvalho, uma das representantes do banco no evento, o segredo é começar de forma tímida e aguardar os lucros. "Elas [as franquias] pode ser pequena ou grande, depende do faturamento. Hoje, o foco é a micro e pequena empresa", afirma Tatiane.

Foto: Maurício Araya/Imirante

Espaço dedicado ao encontro de negócios. Foto: Maurício Araya/Imirante.

Durante a tarde, os interessados em abrir uma franquia tiveram um espaço dedicado para conversar com os palestrantes e tirar suas dúvidas em um encontro de negócios. Marcos Hirai dá uma dica para quem tem interesse nesse novo mercado: "A primeira coisa que a pessoa tem que observar é a com a marca e com o segmento. Outras dica é ligar para outros franqueados que já estão na rede e perguntar se ele investiria novamente na marca", afirma [assista um trecho da entrevista no vídeo da matéria].

Foto: Maurício Araya/Imirante

Foto: Maurício Araya/Imirante.

"Hoje, os shopping centers têm uma predileção por marcas", como define a realidade já observada do mercado. Segundo ele, 60% dos negócios próprios fecham em até três anos, contra as franquias, que somem apenas 6% no mesmo período. "Essa estatística mostra como é mais seguro investir em franquias que em um negócio próprio", finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.