São Luís

Vivas serão reformados pelo Governo do Estado

Obras serão iniciadas este mês nos bairros Liberdade e Maiobão por causa do estado de abandono que se encontram os espaços, prejudicando moradores.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h59

SÃO LUÍS - Em estado de abandono, as praças dos Vivas começarão a ser reformadas este mês pelo Governo do Estado. As obras de revitalização dos espaços de lazer foram anunciadas pela governadora Roseana Sarney há um mês para serem iniciadas após o Carnaval. Os primeiros alvos dos serviços serão os Vivas Liberdade, em São Luís, e o Maiobão, em Paço do Lumiar. Os Vivas são importantes espaços para a realização de atividades de lazer, educativas e culturais em bairros.

Roseana Sarney afirmou que parte desse projeto de revitalização dos Vivas foi fruto de sua própria observação do abandono que eles vêm sofrendo nos últimos sete anos, principalmente na época das festas de Carnaval e juninas, quando era comum a realização de parte da programação festiva nesses espaços. "Fiquei muito triste porque esses espaços foram completamente abandonados", ressaltou a governadora.

O Governo vai investir R$ 146.046,00 na primeira etapa de reforma dos Vivas. As obras serão realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e deverão ser concluídas em um prazo de 45 dias.

Bancos quebrados, falta de iluminação pública, lixo acumulado e mau uso do espaço público. Estes são alguns dos problemas dos Vivas da Ilha. O da Liberdade, por exemplo, tem problemas como iluminação pública ineficiente. Por causa da escuridão, o local deixou de ser utilizado à noite pela comunidade por causa do risco de violência. “Apesar de ter um posto da PM [Polícia Militar] que garante a segurança do local, não podemos realizar muitas atividades à noite porque nem todos os postes estão com as lâmpadas acesas”, justificou o motorista Leandro Cardoso.

No Maiobão, bancos quebrados e falta de capina nos canteiros impedem o uso do local pelos moradores.Há três meses, a praça recebeu melhorias na iluminação pública e pintura. As obras foram realizadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar, pois nos dois últimos governos estaduais nada foi feito para conservar o espaço, segundo o operário Antônio Campos. “Os Vivas são um espaço importante para a comunidade, pois neles podemos promover ações de lazer, atividades culturais, educativas e de mobilização social. De certa forma, eles nos dão autonomia, pois sabemos que temos um espaço que podemos dispor para nossas próprias atividades, mas isso não tem sido possível”, reclamou Campos.

Mais

O projeto dos Vivas foi realizado na década de 90 no governo de Roseana Sarney. Somente em São Luís foram construídas 22 praças padronizadas em bairros como Anil, Angelim, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, João Paulo, Jaracati, Monte Castelo, Renascença, Vinhais e Vila Embratel.

Pelo projeto original, o Governo do Estado ainda pretendia estender as praças para bairros como Alemanha, Camboa, Vila Nova, João de Deus, Bom Jesus e Iguaíba. A duas últimas unidades do Viva foram entregues nos bairros Ipase e Jaracati, em janeiro e dezembro de 2003, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.