Política

Ministro diz que aliança nacional do PT com o PMDB deve se sobrepor a disputas regionais

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou hoje (9) que as disputas regionais não podem atrapalhar a coligação PT e PMDB em nível nacional. Tarso defendeu a parceria entre petistas e peemedebistas em favor da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na disputa pelo Palácio do Planalto. Para ele, Dilma terá dois palanques no Rio Grande do Sul, sem gerar dificuldades.

“Nós queremos que o PMDB apoie a Dilma. Não tem problema ter dois palanques”, afirmou Tarso, durante café da manhã, ao se despedir do cargo para disputar as eleições para o governo no Rio Grande do Sul. “A regionalização política no RS, a política nacional não podem prescindir das [políticas] regionais.”

Tarso disputará pelo PT o governo do Rio Grande do Sul tendo como prováveis adversários o atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), e a governadora do Estado, Yêda Crusius (PSDB), além do deputado federal Beto Albuquerque (PSB). De acordo com ele, não há candidatos favoritos nessa disputa.

Segundo o ministro, no seu estado há uma polarização história entre PT e PMDB sem possibilidades de negociar uma aliança. “Não vai ocorrer aliança no Rio Grande Sul. Há uma questão histórica lá [que impede a possibilidade de negociar uma coligação entre PT e PMDB]”, disse ele.

De acordo com Tarso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que irá apoia-lo de forma integral na campanha para o governo do Rio Grande do Sul. “Quando ele me liberou para disputar o governo, ele me disse: ‘estou contigo, à inteira disposição, você é o meu candidato no Rio Grande do Sul. O que eu puder fazer para te ajudar, vou te ajudar'”, afirmou ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.