São Luís

Festa para comemorar o Centenário de Maria Aragão

Uma vasta programação foi articulada para festejar os 100 anos de vida da médica e ativista política maranhense.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

SÃO LUÍS - A médica e ativista política Maria Aragão será homenageada nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 14h, na Praça Maria Aragão. Se estivesse viva, ela completaria 100 anos de vida. A programação prevê atendimento médico oferecido pelos amigos de Maria, com o apoio do Programa de Pós-Graduação Saúde Materno-Infantil, exibição de videoclipes com músicas ligadas a história de Maria Aragão, além de shows com artistas locais.

Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com o Instituto Maria Aragão e diversas instituições, agentes políticos, culturais e membros da sociedade civil, programou uma série de atividades para comemorar o primeiro centenário de Maria Aragão.

Estão confirmadas as seguintes atrações: Tambor de Crioula Arte Nossa, espetáculo teatral “Besta Fera”, com Maria Etelvina e show com os Amigos de Maria Aragão - Josias Sobrinho, César Teixeira, Celso Brandão, Fátima Passarinho, Gabriel Melônio, Inácio Pinheiro, Luís Carlos Guerreiro, Mustafá, Arlindo, além da Divina Batucada, dos Blocos Tradicionais Os Feras e Vampiros, e da bateria da Favela do Samba. Outras atrações surpresas podem acontecer no dia do evento.

Uma programação paralela acontece no Centro de Especialidades Médicas da Vila Esperança, com a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. Também serão colocadas placas comemorativas em local onde Maria Aragão trabalhou, a exemplo do posto de saúde do Anil e do Hospital Aldenora Bello. Durante todo o ano de 2010, estão programadas ações em homenagem a Maria Aragão, lembrando a passagem de seu centenário.

Programação:

14h – Mesa de Diálogo “A história e vida de Maria Aragão”

Local: Auditório do Memorial Maria Aragão

Coordenação: Coordenadoria Municipal da Mulher

- Exibição de Vídeos

- Atendimento Médico (Ginecologia, exames preventivos de Mama)

18h – Tambor de Crioula Arte Nossa

18h30 – Espetáculo Teatral “Besta Fera” com Maria Etelvina

19h30 – Show com “Os Amigos de Maria Aragão”

- Josias Sobrinho

- César Teixeira

- Celso Brandão

- Fátima Passarinho

- Gabriel Melônio

- Inácio Pinheiro

- Luís Carlos Guerreiro

- Mustafá

- Arlindo

– Divina Batucada (Samba Maranhense)

– Blocos Tradicionais (Vampiros; Feras)

– Bateria da Favela

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.