Doença grave

Justiça obriga Estado a fornecer remédio a paciente

Cada ampola do medicamento, para artrite reumatóide poliarticular custa R$ 1.780,26.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

SÃO LUÍS - Em sessão realizada nesta sexta-feira (5), os desembargadores das Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça concederam mandado de segurança, por unanimidade, para determinar ao Estado do Maranhão o fornecimento mensal, por tempo indeterminado, do medicamento Orencia (abatacept), a Sandra E. P. M. Pinto, portadora de artrite reumatóide poliarticular, doença que compromete severamente as articulações do corpo.

O médico reumatologista, que a acompanha, prescreveu o medicamento, por aplicação endovenosa, a cada 30 dias, para evitar a progressão da doença. De acordo com a solicitação, o custo de uma ampola, com frasco contendo 250 mg do remédio, é de R$ 1.780,26, valor considerado acima das condições econômicas de Sandra. Ela terá direito a três frascos.

A paciente solicitou o fornecimento à Secretaria Estadual de Saúde, por meio da 19ª Promotoria Especial na Defesa da Saúde, mas não obteve êxito. A secretaria alegou que o medicamento não faz parte dos “Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde” e sugeriu a viabilidade de se adotar tratamento com medicações existentes no seu estoque.

O médico, porém, informou que já foram usados tais medicamentos, sem resultado. A relatora do processo, desembargadora Nelma Sarney, concedeu o mandado de segurança, voto acompanhado pelos demais desembargadores.

As informações são do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.