Justiça eleitoral

Toffoli toma posse no TSE nesta quinta-feira

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

BRASÍLIA - Está marcada para esta quinta-feira (17) a posse do novo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, às 18h30 (horário de Brasília) no Gabinete da Presidência.

Ele foi eleito no dia 3 de dezembro pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar a cadeira que ficou disponível com a posse da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha como membro efetivo da Corte em consequência da renúncia do ministro Joaquim Barbosa em novembro.

O ministro Dias Toffoli tomou posse no STF no dia 15 de setembro por indicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele representará uma das três cadeiras reservadas aos ministros do Supremo no TSE.

Currículo

Nascido em Marília (SP), o ministro Dias Toffoli tem 41 anos e se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1990. Fez especialização em Direito Eleitoral e lecionou por dez anos a disciplina de Direito Constitucional e de Família.

Ele assumiu a Advocacia-Geral da União (AGU) no dia 12 de março de 2007, após ter atuado na subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005.

Com informações do Centro de Divulgação do TSE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.