30 de junho

Governo institui Dia Nacional do Bumba Meu Boi

Com a aprovação da Lei, o Dia do Bumba Meu Boi passa a ser comemorado no dia 30 de junho.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

BRASÍLIA - Passa a vigorar a partir de hoje (2) a lei que institui o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, a ser comemorado em 30 de junho. A publicação saiu no Diário Oficial da União.

O folguedo sintetiza a história do brasileiro na época do Ciclo de Gado no século XVIII. A festa enfoca as relações sociais entre escravos, índios e senhores da casa grande. A lei foi proposta pelo deputado maranhense Carlos Brandão (PSDB/MA) e teve como relator o deputado Pinto Itamaraty (PSDB/MA).

O Bumba Meu Boi é representado de acordo com as peculiaridades de cada lugar, mas sem desrespeitar a lenda que o originou, que consiste na ressuscitação de um boi que não deveria ter morrido. No Maranhão, a festa é promovida no meio do ano, durante as homenagens a São João e a São Pedro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.