Vestibular

USP é a 38ª melhor universidade do mundo, segundo pesquisa

G1 31/08/2009 às 15h33

SÃO PAULO - A Universidade de São Paulo (USP) é a 38ª melhor universidade do mundo, segundo o Ranking Webometrics . A USP também está em primeiro lugar entre as universidades brasileiras e da América Latina.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Harvard e a universidade de Stanford, todos dos Estados Unidos, ocupam os três primeiros lugares, respectivamente.

A pesquisa, de um órgão do Ministério da Educação da Espanha, analisou 17 mil instituições acadêmicas no mundo, sendo que seis mil foram classificadas. O ranking é feito semestralmente e tem como base a visibilidade e o desempenho global, que inclui indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e docentes.

A segunda universidade brasileira que aparece na lista é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 115ª colocação. Em seguida, o ranking destaca a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no 134º lugar.

No Ranking da Webometrics, a USP subiu 49 posições em relação à edição de janeiro de 2009, quando ela aparecia na 87ª colocação. A instituição também elabora o Ranking of World Repositories Top 300 Institutions, que classifica as universidades por meio das bibliotecas digitais de dissertações e teses. Neste índice, a USP ocupa o 57º lugar.

"Essa classificação demonstra que a USP consolida seu perfil como universidade de classe mundial, produzindo, cada vez mais, pesquisas na fronteira do conhecimento e de nível internacional", disse a reitora da USP, Suely Vilela, por meio de nota.

Mais informações sobre os rankings podem ser obtidas nos sites ranking.heeact.edu.tw e www.webometrics.info .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.