Cinema

Festival de Montreal começa hoje com número recorde de filmes

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

TORONTO (Canadá) - O Festival de Cinema Mundial de Montreal inicia hoje sua 33ª edição, em que serão projetados 249 longas-metragens e 208 curtas de 78 países, um número recorde para o evento.

O Brasil terá quatro filmes exibidos no festival. Na seção Foco Cinema Mundial, será projetado "Entre Lençóis", do colombiano Gustavo Rieto Roa e que tem Reynaldo Gianecchini e Paola Oliveira no elenco.

Já na seção Documentários do Mundo serão exibidos "Garapa", de José Padilha, "Versificando", de Pedro Caldas, e "Utopia e barbárie", novo longa de Silvio Tendler.

O evento acontecerá entre hoje e 7 de setembro e terá 20 filmes disputando o prêmio principal, entre eles "Andrés no quiere dormir la siesta" (Argentina), de Daniel Bustamante, "Weaving Girl" (China), de Quan An Wang, e "Je suis heurerux que ma mère soit vivante" (França), dos irmãos Claude e Nathan Miller.

Os organizadores assinalaram que este ano o programa Competição Mundial de Obras Primas incluirá também 20 filmes.

"Graças ao novo meio digital apareceu uma nova geração, pronta para enfrentar os produtores estabelecidos", afirmou a organização do festival em comunicado.

"A tecnologia digital agora permite uma nova flexibilidade, uma nova forma espontânea de fazer filmes que revolucionou a nova geração", acrescentaram os organizadores do evento.

Outro dos 20 filmes incluídos na chamada Competição Mundial de Operas Primas é "The Childhood of Icarus", do diretor Alexandre Iordachescu, último trabalho de Guillaume Depardieu, filho do ator francês Gérard Depardieu que morreu no ano passado. (EFE)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.