Economia

Embraer vê demanda por novos aviões ainda muito baixa

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

SÃO PAULO - A Embraer informou nesta sexta-feira que as campanhas para vendas de aviões continuam em um "volume muito baixo", como reflexo da fraqueza da economia mundial.

"Os novos negócios ainda estão em níveis bastante baixos, bastante limitados", disse o vice-presidente financeiro da empresa, Luiz Carlos Aguiar, em teleconferência com analistas para comentar os resultados da companhia no segundo trimestre.

Embora o cenário continue ruim para novos negócios, o executivo afirmou que os cancelamentos de encomendas e pedidos de postergação pararam. A maior parte dos pedidos cancelados, basicamente no primeiro trimestre, foi no segmento de aviação executiva.

Aguiar disse também que a Embraer --terceira maior fabricante mundial de jatos comerciais-- pretende fornecer após o término do terceiro trimestre uma previsão de entregas de aviões para 2010.

Para 2009, a companhia mantém a meta de entregar 242 aeronaves comerciais, executivas e militares. Nos seis primeiros meses do ano as entregas totalizaram 96 aeronaves.

A estimativa para o atual exercício, contudo, poderá ser revista para baixo caso a empresa não consiga alcançar entregas de 55 a 60 jatos executivos Phenom 100 nos nove meses até setembro.

A previsão para este ano contempla um total de 110 aviões Phenom. Até junho, foram 21 jatos --19 a clientes executivos e outros dois na área de Defesa e governo.

Aguiar disse que a Embraer ainda espera terminar o ano com margem operacional em US Gaap, padrão contábil norte-americano, em torno dos 10 por cento.

A Embraer divulgou na quinta-feira à noite que teve lucro líquido de 466,9 milhões de reais no segundo trimestre, alta de 31 por cento ante igual período de 2008. (Reuters)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.