Indicador

Novo indicador da FGV permite análise da realidade brasileira

Riomar Trindade/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

RIO DE JANEIRO - A Fundação Getulio Vargas Projetos acaba de desenvolver um indicador que permite ter um abrangente e eficiente raio X da realidade socioeconômica brasileira. A partir da análise estatística de séries históricas de mais de 30 variáveis, será possível compreender melhor o estágio e a lógica de desenvolvimento de cada estado e de grandes regiões metropolitanas.

O Indicador de Desenvolvimento Socioeconômico dos Estados Brasileiros (IDSE) é composto de dados de pesquisas oficiais - como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho.

Essas informações são cruzadas e avaliadas com técnicas estatísticas e econométricas e ao final é possível mensurar fatores como saneamento básico, qualidade da moradia, educação, segurança pública, renda, emprego, desigualdade e pobreza.

Os resultados da nova metodologia são de grande utilidade para a avaliação e para a definição de políticas públicas, contribuindo para a alocação mais eficiente de recursos, de modo a acelerar de forma sustentada as economias em questão, respeitando as características e necessidades de cada estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.