Estudo

Gravidez na adolescência é padrão que se repete nas famílias

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h26

SÃO PAULO - Um estudo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo aponta que quase 70% dos casos de gravidez na adolescência acontecem em famílias em que a mãe teve a filha muito cedo. A pesquisa ouviu 428 jovens mães atendidas pela Casa do Adolescente e revelou ainda que 80% dos bebês nascidos de mães adolescentes dependem da ajuda financeira da família materna.

Segundo Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde da Adolescência da Secretaria de Saúde de São Paulo, as meninas que engravidam tem informações sobre métodos contraceptivos, mas uma condição emocional vulnerável.

"Elas são inseguras com relação ao carinho das mães e das amigas e acabam apostando todas as suas fichas em um relacionamento", explica. Para Albertina, as garotas desenvolvem uma relação de dependência com seus namorados e acabam aceitando não usar preservativo. "Elas ficam como escravas, totalmente submissas", completa.

A dona de casa Raquel Alves, 20 anos, define como coincidência o fato de ter engravidado aos 13 anos- sua mãe, a assistente de advocacia Elisabete Alves de Oliveira, 33, teve sua primeira filha aos 12 anos. "Só depois que nos demos conta da coincidência. Eu me casei antes de engravidar", conta Raquel. Elisabete conta que engravidou de Raquel por falta de informação. "A da minha filha foi um acidente", explica.

A médica faz ainda outra observação sobre os relacionamentos das adolescentes: a precocidade. De acordo com Albertina, as meninas pensam em tomar pílula anticoncepcional, mas somente quando o namoro amadurecer. "Mas acabam tendo relações antes disso, totalmente despreparadas. Os relacionamentos também são precoces, o vínculo entre os pais do bebê e quase nulo", explica.

Albertina conta que as adolescentes ouvem discursos prontos como "É bom que não aconteça com você o que aconteceu comigo" mas não vêem nenhuma tragédia. "Elas pensam: 'Estou aqui, não foi tão ruim assim, não preciso me preocupar tanto'", diz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.