Irmã lança livro sobre a Faculdade de Educação de Caxias

Ascom/UEMA

Atualizada em 27/03/2022 às 14h06

CAXIAS - Lançado recentemente, na Academia Caxiense de Letras, o livro “Faculdade de Educação de Caxias – Uma Trajetória de Muitas Lutas e Grandes Vitórias”, da Irmã Gemma Carvalho, retrata a história da Instituição desde 1968 até os dias atuais.

Segundo Gemma Carvalho, que também foi diretora da Faculdade de Caxias no período de 1976 a 1983, o livro aborda ainda as dificuldades que a Instituição enfrentou no início de sua criação e registra todos os diretores que passaram por ela.

“Eu quis colocar em evidência as pessoas que ajudaram a construir esta Faculdade, como os professores: José Maria Cabral, Almada Lima, Jacques Inandy Medeiros, Arlindo Fernandes de Oliveira, entre outros.”, disse Irmã Gemma.

Na apresentação do livro, a professora Valquíria Araújo Fernandes destaca, entre outras coisas, a trajetória da professora Gemma Carvalho, “que aqui chegou nos idos de 1956, quando teve a incumbência de ensinar as várias gerações, não se preocupando apenas em transmitir conhecimentos em Latim, Português, Francês e Filosofia, mas, sobretudo, de formar seus alunos dentro dos princípios da ética, moral, religiosos e do respeito ao próximo...”, escreveu.

A Irmã Gemma, que é natural da cidade Oeiras, antiga capital do Piauí, cursou o ensino superior no Rio de Janeiro, diplomando-se primeiro como Bacharela, depois, licenciando-se em Letras Neolatinas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Instituto Santa Úrsula, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em 1955. Na mesma Universidade fez o curso Superior de Religião. Mais tarde, em 1971, realizou o curso de Pedagogia, especializando-se em Orientação Educacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.