Definida a equipe de governo de Jackson Lago

Governador eleito tomará posse amanhã; primeiro escalão assumirá 3ª feira.

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h10

SÃO LUÍS - O governador eleito Jackson Lago (PDT) – que assumirá o comando do Estado às 16h desta segunda-feira, na Assembléia Legislativa - anunciou ontem oficialmente, por meio do secretário de Comunicação Zeca Pinheiro, os nomes dos seus secretários. A relação é a mesma que O Estado vem publicando desde o mês passado. A posse coletiva do secretariado acontecerá às 10h da próxima terça-feira, no Palácio Henrique de La Rocque.

As duas surpresas finais da lista são as confirmações de Lourdes Leitão Nunes Rocha na Secretaria da Mulher e da enfermeira Helena Castro na Secretaria de Administração e Previdência Social. Entretanto, Jackson Lago não cumpriu uma de suas promessas de campanha: preencher metade do secretariado com mulheres. Das 28 secretarias (incluindo a Corregedoria e a Procuradoria), apenas seis serão comandadas por mulheres, menos de 1/3 do total.

Ontem, o governador eleito fez a primeira reunião com sua equipe. Não foi divulgada a pauta do encontro, mas ele serviu para os secretários se conhecerem e Jackson Lago apresentar as linhas gerais do governo.

Apesar de todas as críticas, o governador eleito está mantendo o agronômo Lourenço Vieira da Silva na Secretaria de Educação. O secretariado é formado, em sua maioria, por políticos.

Perdas e ganhos

A lista oficial dos membros do primeiro escalão do governo revela alguns perdedores e ganhadores na disputa por espaço na administração estadual. A região Sul do Maranhão terá apenas um representante: o empresário Fernando Antunes (Desenvolvimento do Sul do Maranhão).

Os deputados Roberto Rocha, Sebastião Madeira (PSDB) e Domingos Dutra (PT) não têm nenhum afilhado entre os futuros secretários, apesar dos seus partidos terem emplacado vários nomes. Madeira, que durante o governo José Reinaldo tinha quatro postos no primeiro escalão da administração, viu seu espaço ser reduzido a quase zero.

A lista também revela alguns casos de nepotismo. O governador eleito nomeará dois parentes: o primo Aderson Lago (Casa Civil) e o genro Júlio Noronha (Indústria e Comércio). Outro caso clássico de nepotismo é dos irmãos Ney Bello (Infra-Estrutura) e Néa Bello (Corregedoria).

Depois de ser empossado pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, Jackson Lago receberá o cargo do atual governador no Palácio dos Leões. Depois, participará de uma festa popular na praça Maria Aragão.

Novo secretariado

Chefe da Casa Civil Aderson Lago

Chefe da Casa Militar Coronel Francisco Melo

Secretário-Chefe de Gabinete Luiz Pedro de Oliveira

Secretário de Articulação Política Wilson Carvalho

Secretário de Segurança Cidadã Eurídice Vidigal

Secretário de Planejamento Aziz Santos

Secretário de Infra-Estrutura Ney Belo

Secretário de Saúde Edmundo Gomes

Secretário de Educação Lourenço Vieira da Silva

Secretário da Fazenda José Azollini

Secretário de Agricultura Domingos Paz

Secretário de Comunicação Zeca Pinheiro

Secretário de Cultura Joãozinho Ribeiro

Secretária de Administração e Previdência Helena Castro

Secretário de Indústria e Comércio Júlio Noronha

Secretário de Turismo João Martins Neto

Secretário de Ciência e Tecnologia Othon Bastos

Secretário do Trabalho e Economia Solidária Terezinha Fernandes

Secretário de Direitos Humanos Sálvio Dino

Secretário de Esportes Mauro Bezerra

Secretário de Meio Ambiente Othelino Neto

Secretário de Minas e Energia Ricardo Ferro

Secretária de Cidades e Desenvolvimento Regional Telma Pinheiro

Secretário extraordinário da Igualdade Racial João Francisco

Secretário extraordinária do Desenvolvimento do Sul do Maranhão Fernando Antunes

Secretária da Mulher Lourdes Leitão Nunes Rocha

Secretário da Juventude Weverton Rocha

Procurador-geral do Estado João Cláudio Pavão Santana

Corregedora-geral Néa Bello de Sá

Secretária de Desenvolvimento Social Margareth Cutrim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.