Caxias: 86.361 eleitores estão aptos a votar hoje

Justiça Eleitoral entregou 152 urnas aos presidentes de mesas.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h58

CAXIAS - Foram entregues neste sábado, 2, as 152 urnas eletrônicas que serão utilizadas hoje pelos 86.361 eleitores caxienses para a escolha do novo prefeito e dos 11 vereadores da Câmara Municipal de Caxias. Concorrem ao mandato de prefeito Márcia Marinho (PFL), Humberto Coutinho (PTB) e Roldão Barbosa (PT).

Foram convocados para trabalhar durante todo o dia mais de 300 mesários secretários e presidentes de seções eleitorais em escolas da rede pública de Caxias e em seis povoados da zona rural do município.

A candidata Márcia Marinho da coligação “A Vitória do Povo de Novo”, deverá votar às 9h, na sede da escola Thales Ribeiro Gonçalves, enquanto o candidato Humberto Coutinho, da coligação “A Frente Caxiense” votará por volta das 10h na sede da União Artística Operária Caxiense, em frente à Praça do Panteon.

Para cuidar da segurança dos eleitores e garantir a tranqüilidade das eleições de Caxias foram convocados 400 policiais militares do 2° BPM.

Caberá à Polícia Rodoviária Federal fiscalizar a BR-316 e as Mas, para coibir o tráfego irregular dos transportes que levarão os eleitores para os locais de votação.

A votação em Caxias, assim como em todo o resto do país, terá início às 8h e será encerrado às 17h. Os juízes eleitorais do município acreditam que em três horas, após a votação, será possível conhecer o futuro prefeito ou prefeita de Caxias.

Acusações

Os últimos dias que antecederam a votação, após o encerramento da campanha eleitoral em Caxias, foram marcados pela troca de acusações entre os candidatos que polarizam a campanha: Márcia Marinho e Humberto Coutinho. A primeira acusa o segundo de divulgar pesquisas falsas com o intuito de confundir o eleitor caxiense.

Humberto Coutinho acusa a candidata Márcia Marinho e seu marido, o deputado federal Paulo Marinho, de divulgar na cidade que sua candidatura foi cassada. Humberto Coutinho comunicou, na manhã de sexta-feira, o fato ao juiz da 4ª Zona Eleitoral, Sidarta Gautama Farias Maranhão, que garantiu que tomaroa as devidas providências.

Vereadores

Com a redução do número de vagas para o cargo de vereador, de 17 para 11 no município, os candidatos terão mais dificuldades para conquistar o voto do eleitor caxiense. O coeficiente eleitoral desse ano é de quase 6 mil votos para que o candidato consiga ser eleito.

Essa contagem será 100% superior ao último pleito, quando o vereador mais votado conquistou cerca de 2.900 votos para eleger-se a uma cadeiras disponíveis.

Com a diminuição das vagas, vários partidos tiveram que lançar apenas os candidatos fortes e mais aptos para serem eleitos, o que gerou protesto por parte daqueles que não conseguiram sair candidatos.

Em Caxias, concorrem 113 candidatos, conforme informações do juiz Sidarta Gautama. São 87 candidatos a menos do que os 200 que concorreram nas últimas eleições municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.