Gevida tem programação para o Dia contra a Aids

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

A Gerência de Qualidade de Vida e as entidades que fazem parte da Comissão Interinstitucional Estadual de DST/AIDS já estão trabalhando na organização das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizado no dia 1º de Dezembro. O Tema da Campanha deste ano é “Preconceito e Discriminação”.

O dia Mundial de Luta Contra a Aids é uma data que serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS, que no Brasil passou a ser adotada deste o ano de 1988. As atividades deste ano constarão de reuniões de sensibilização com radialistas e jornalistas, conferências, passeatas, peças teatrais e vídeo-conferências, organizadas pela Gerência de Qualidade de Vida e a Comissão de DST/AIDS e voltadas para a questão do preconceito e da discriminação das pessoas infectadas pelo vírus HIV.

Outra atividade que será intensificada na semana que antecede as atividades do dia 1º de Dezembro é a intensificação dos trabalhos nos CTA’s (Centros de Testagens e Aconselhamentos), onde as unidades do Bacanga, Bequimão, São Bernardo, Bairro de Fátima e Maiobão estarão testando maior número de pessoas no sentido de detectar novos casos de aids e fazer o aconselhamento daqueles já identificados.

Fazem parte da Comissão de DST/AIDS, 22 instituições, entre governamentais e não governamentais que contemplam a participação da sociedade civil e organismos governamentais no sentido de integrar as ações voltadas à prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS.

Além da Gerência de Qualidade de Vida, fazem parte da comissão as seguintes organizações governamentais das esferas Federal, Estadual e Municipal: Hospital Getúlio Vargas, Coordenação Municipal de DST/AIDS(Semus), Funcas, Gerência de Justiça e Segurança Pública e Cidadania, Instituto Osvaldo Cruz, Gerência de Desenvolvimento Humano, Departamento de Patologia, Promotoria Específica de Defesa do SUS, Defar e Universidade Federal do Maranhão.

Os representantes das organizações não governamentais são os seguintes: Grupo Solidariedade é Vida, Movimento de Direitos Humanos, Pastoral da Mulher, Djoma, Prosfam, Bemfam, OACH-MA, Conselho de Defesa dos Direitos da Criança da Criança e do Adolescente, CRM e OAB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.