TJ, Funcma e Func definem calendário de atividades do "Dia legal"

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, reuniu-se com dirigentes da Fundação Cultural do Estado, Fundação de Cultura de São Luís e gestores da "Maranhão pela paz, Violência não é legal", nesta segunda, 4, para definir o calendário cultural que vai movimentar o Dia Legal no sábado, 9.

O evento pela paz ocorrerá simultaneamente em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Na capital, o programa de atividades vai se estender das 8h às 14h, no Multicenter Sebrae, com ênfase para a participação de crianças, adolescentes e jovens.

Organizado pelo TJ e parceiros da

campanha "Maranhão pela paz", o Dia Legal tem entrada gratuita. Shows com artistas locais, atividades com recreadores infantis e serviços de utilidade pública estão agendadas no programa. "Em São Luís e municípios da Ilha a proposta do Dia Legal é conseguir difundir a campanha e obter o máximo de apoio popular à luta contra a violência", observou a presidente.

A partir desta quarta-feira, a mídia de rádio e TV começa a divulgar mensagem publicitária sobre o projeto. Nos municípios, juizes e promotores de comarcas serão os responsáveis pelas atividades, com apoio do comitê central em São Luís.

O presidente da Fundação Cultural, Luís Henrique Bulcão, considerou muito boa a iniciativa do evento. Chamada a contribuir com a grade de programação, a Funcma vai bancar o cachê dos artistas. "O entrelaçamento entre os dois órgãos representa forma positiva de dizer não à violência. Esse é um trabalho, no entanto, que deve ser feito por toda a sociedade", enfatizou.

Segundo Bulcão, o grande mérito do Dia Legal será levar sobretudo aos jovens mensagens por um mundo melhor e mais justo. "Eles são o futuro da nação". O ator e animador Nélson Brito, presidente da Func, trouxe novas idéias à agenda de atividades e as discutiu com os juízes José Joaquim Figueiredo dos Anjos, José Eulálio Figueiredo e José Américo Costa - os gestores da campanha "Maranhão pela paz".

Mobilização - Encerrado o encontro, os gestores tiveram reunião com presidentes das sete comissões de apoio à campanha e parceiros. O juiz José Joaquim dos Anjos detalhou ações empreendidas nos últimos dois meses, ouviu sugestões e chamou a todos a participar ativamente. "Queremos que o Dia Legal tenha idêntico destaque nos quatro municípios. Para isso, precisamos estar mobilizados", insistiu.

Blitzen educativas e de repressão pela Polícia Militar e Bptran, apresentação de corais e ações envolvendo o Trem da Cidadania, da Vale do Rio Doce, estão previstas para o sábado. A valorização da cidadania será ponto relevante no Dia Legal. Com programa diversificado ao público infantil, os adultos terão facilidade para conseguir certidões de nascimento, carteira de trabalho, 2ª via de documentos ou a renovação da carteira de habilitação.

Ainda na reunião, o juiz fez agradecimento público aos dirigentes do Marafolia por pela parceria com o projeto "Maranhão pela paz". O empresário Walfredo Dantas confirmou que a campanha será levada a Imperatriz, de 15 a 17 de dezembro, quando a cidade recebe o seu primeiro carnaval fora de época.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.