Convênio vai beneficiar microagricultores

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Vinte famílias de pequenos agricultores foram beneficiadas nesta terça-feira, pela parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o Banco do Nordeste, para viabilizar a concessão de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familar (Pronaf) aos agentes produtivos da capital.

O prefeito Tadeu Palácio e o gerente geral do BNB, Nivaldo Campos Moura, fizeram a liberação dos primeiros financiamentos, no auditório Reis

Perdigão.

A linha de financiamento foi concedida a produtores já assistidos pelo Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento de São Luís. Cada família recebeu um crédito de R$ 500,00 para investir em horticultura, psicultura, criação de suínos e produção artesanal, após passarem por um processo de atendimento que incluiu a organização e capacitação dos produtores, além de assistência técnica. Eles terão um ano de carência para iniciar a quitação do financiamento, com um desconto de 40% para os bons pagadores.

"Essa parceria é extremamente importante e deve se tornar um marco na históra da pequena produção de São Luís", ressaltou o prefeito Tadeu Palácio. "Queremos convidar esses agentes produtivos a serem parceiros da nossa adminstração, por que a produção de hortifrutigranjeros é uma das prioridades do nosso governo e terá, portanto, todo o nosso incentivo",

acrescentou ele.

A importância da parceria foi destacada também pelo gerente geral do Banco do Nordeste. "O município de São Luís já conta com uma estrutura para desenvolver a produção rural", disse ele, referindo-se ao Consórico de Produção Intermunicipal (Cinpra) de São Luís.

"Trabalharemos em conjunto para conceder um crédito sustentável, para mudar a qualidade de vida das pessoas", finalizou.

O secretário executivo do Cinpra, Léo Costa, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís, Maria de Jesus Gamboa, também participaram da solenidade de liberação dos recursos. Assim como os pequenos agricultores que firmaram o contrato de financiamento com o Banco

do Nordeste. "Somos muito gratos pelo apoio que temos recebido da Prefeitura de São Luís e saberemos mostrar nossa gratidão em forma de trabalho", finalizou a líder dos agricultores.

O gerente regional do Banco do Nordeste, Nivaldo Campos Moura, anunciou nesta terça-feira que a instituição instalará, até o final deste mês, o Farol do Desenvolvimento do Nordeste de São Luís. A criação desse espaço foi discutida com o prefeito Tadeu Palácio e terá o apoio da Prefeitura de São Luís.

O Farol do Desenvolvimento servirá de espaço para discussão das potencialidades econômicas da comunidade, tendo como objetivo a busca de

soluções para os problemas da classe produtora. "O Banco do Nordeste, com o apoio da Prefeitura, já está fazendo o mapeamento dos bairros de São Luís,

para traçar um perfil econômico e mercadológico da cidade. A intenção é identificar todas as representações comerciais de cada bairro que comporão o farol", informou Nivaldo Campos.

O Farol do Desenvolvimento tem sido adotado em vários municípios do Nordeste, e será implantado em cinco capitais, entre elas São Luís. "Também

contamos com a parceria da Prefeitura para viabilizar a instalação do Farol, que acontecerá ainda este mês", finalizou o gerente do BNB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.