PT solicita anulação de 32 urnas no Ceará

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

FORTALEZA - A coligação Ceará Diferente e o seu candidato ao Governo do Estado nas eleições deste ano, José Airton Cirilo, deram entrada ontem, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em reclamação contra o relatório de resultado da totalização e pedem a anulação dos votos de 32 urnas em três municípios do interior cearense. Na reclamação, assinada pelos advogados Deodato José Ramalho Júnior e Maria Aparecida Silva da Rocha Cortiz, são apresentadas alguns erros no relatório, sendo um dos principais a diferença entre as tabelas de correspondência esperada e de correspondência efetivada, de acordo com o DIÁRIO DO NORDESTE.

Essa diferença, segundo Deodato, consiste no fato de terem sido utilizadas, em algumas seções, urnas que não deveriam ter sido usadas, pela tabela de correspondência esperada. Ele explica que foram encontrados casos em que a urna que emitiu o boletim de uma determinada seção não foi a urna que havia sido programada para aquela seção.

Em função desse e de outros pontos que ataca pede que sejam anuladas urnas de 32 seções eleitorais dos municípios de Trairi, Beberibe e São Gonçalo do Amarante, assim como as urnas que apresentarem divergência entre a tabela de correspondência esperada e tabela de correspondência efetivada que não possuírem justificativa legal. Requereu também a apresentação do Relatório Geral de Apuração, com a abertura de novos prazos para reclamação.

De conformidade com a reclamação da Coligação Ceará Diferente no relatório apresentado há omissão de informações sobre as seções apuradas e o número de votos apurados pelo sistema de apuração eletrônica e, ainda, como foram resolvidas as impugnações apresentadas.

Argumentam os reclamantes que a omissão de informações inviabiliza a fiscalização e análise dos dados e a questão das tabelas de correspondência esperada e efetivada “direcionam para a anulação das urnas por erros insanáveis”.

Diz ainda que “O Relatório informa a inexistência de seções apuradas e o número de votos pelo sistema de apuração eletrônica, o que indica, por exemplo, que não existiram votos manuais em seções com voto impresso. Essa situação é contrariada, pois no município de São Gonçalo e Trairi, os Reclamantes puderam constatar pessoalmente, várias urnas que o utilizaram”.

No caso específico de São Gonçalo também ficou constatado que, além da substituição de urnas na seção 80, a consignação, em ata, de devolução ao cartório de 106 títulos eleitorais, “os quais não se sabe por qual razão lá estariam. Dizem ainda que no relatório do TRE observa-se “pendências insanáveis” em 25 seções dos municípios de Acaraú, Beberibe, Cruz, Fortaleza, Iguatu, Itarema, Jaguaribe, Gijoca de Jericoacoara, Jucás e Paracuru. Ainda na reclamação consta a informação de suposta fraude em Barroquinha, através da constatação de que eleitores que justificaram o voto em Fortaleza, teriam votado naquele município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.