Tadeu Palácio efetiva novas mudanças

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

O prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PDT), anunciou ontem a exoneração de mais dois integrantes do primeiro escalão municipal. Deixaram o governo municipal a superintendente de Administração, Helena Estrela, e o titular da Secretaria Municipal de Terras, Habitação e Urbanismo (Semthurb), Arivaldo Castro.

Na Administração assumiu a ex-chefe da auditoria do município, Suely Bedê, e na Semthurb voltou ao posto o arquiteto Roberto Furtado. Anteontem já tinha assumido a superintendência de Comunicação o jornalista José Raimundo Pinheiro Neto, o Zeca Pinheiro. Ele substitui o também jornalista Aldionor Salgado, que foi deslocado para a Assessoria Especial do prefeito.

Tadeu Palácio já recebeu comunicado do presidente da Coliseu, Renato Dionísio, que quer deixar o comando da empresa de limpeza pública. Na verdade, Renato Dionísio só antecipou uma decisão que iria ser tomada pelo prefeito. Em seu lugar deve assumir o ex-presidente do BEM Sérgio Rodrigues, cunhado do candidato derrota-

do ao Senado Epitácio Cafeteira (PDT).

DENÚNCIAS - A intenção do prefeito é afastar todas as pessoas da gestão Jackson Lago acusadas de envolvimento em irregularidades. Ele quer evitar que denúncias de malversação de dinheiro público tenham repercussão nas eleições de 2004, quando ele tentará a reeleição. A Coliseu é o maior foco de denúncias contra a administração. A companhia está sendo investigada pelo Ministério Público.

O prefeito informou, por intermédio de sua

assessoria, que as mudanças processadas até agora foram “técnicas” e nada têm a ver com denúncias de irregularidades. Ele enfrenta forte oposição de parte do PDT para não ampliar a reforma administrativa.

Um dos motivos, no entanto, que levaram à exoneração de Helena Estrela foi a rifa de um Celta O km promovida por ela. Vários funcionários da superintendência participaram do sorteio ganho pela própria superintendente. Os Estrelas já foram denunciados por vários vereadores por controlarem a empresa Centurion, que gerencia todos os cemitérios públicos de São Luís. A empresa é administrada por Roberto Estrela, marido de Helena.

A menos de três meses no cargo, Arivaldo Castro deixou a Semthurb por questões política e técnica.

Apesar de ser filiado do PPS, ele entrou no cargo na cota do deputado Eliseu Moura, que levou o PPB para a “Frente Trabalhista” mas não conseguiu se reeleger. Durante o pouco tempo em que ficou à frente do órgão, o ex-secretário provocou alguns problemas.

Ele tentou tirar da praça do Reviver o proprietário do carro de cachorro-quente conhecido por Sousa. Durante a campanha eleitoral o microempresário recebeu o apoio do candidato do PT ao Governo, Raimundo Monteiro, que fez uma manifestação para que ele permanecesse no local. Cerca de três mil pessoas assinaram um documento pela sua permanência.

O prefeito ainda estuda mudanças nas secretarias de Transporte, Fazenda, Saúde e Fundação de Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.