TRE faz balanço positivo do segundo turno no Maranhão

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jamil de Miranda Gedeon, avaliou ontem como positivas as eleições no estado, apesar do índice de abstenção superar a casa dos 30%. Jamil Gedeon disse que quase todos os problemas verificados no primeiro turno foram superados.

“Avalio como altamente positivo o segundo turno no Maranhão. Tivemos uma eleição mais tranquila porque tínhamos apenas um cargo em disputa, o que gerou facilidade na hora de votar. Os eleitores gastaram, em média, de 15 a 20 segundos para votar. Nenhum incidente grave foi verificado e isso mostra que o processo foi tranquilo”, disse.

Jamil Gedeon declarou que o fato de não estarem mais em disputa no Maranhão os cargos de governador e de deputado desmotivou o eleitor, o que contribuiu para o alto índice de abstenção.

Ele disse que, dentro do possível, a Justiça Eleitoral tentou minimizar o problema, que já era previsto. “Nós autorizamos todos os juízes eleitorais a requisitarem, dentro do possível, os veículos de órgãos públicos nos municípios principalmente para que fosse feito o transporte da zona rural para a sede das cidades. Alguma coisa foi feita, mas infelizmente não se alcançou o patamar desejado”.

O presidente do TRE revelou que em alguns municípios, como Olho d’Água das Cunhãs e Centro dos Guilhermes, a apuração durou menos de uma hora. Nesses municípios o resultado geral da eleição foi divulgado por volta das 17h40.

Jamil Gedeon voltou a lembrar que, no primeiro turno, não houve nenhum recurso contra o resultado da eleição, o que mostra que o tribunal trabalhou dentro do que determina a legislação eleitoral. O TRE marcou para o dia 13 de dezembro a diplomação dos eleitos no primeiro turno no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.