TSE descarta qualquer possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Os eleitores de Brasília irão escolher seus candidatos em 3.631 urnas eletrônicas com impressão dos votos. Todo o estado de Sergipe, com 4.060 urnas, além de Maceió (com 911); Cuiabá, com 850 e Palmas - com 257 - também terão disponíveis esse recurso. O secretário de Informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo Camarão, descarta qualquer possibilidades de violação do sistema por hackers, já que a urna eletrônica e módulo impressor não estão interligados a qualquer outro sistema.

Serão, ao todo, 76 localidades em todo o país. Além das já mencionadas, duas cidades do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Tocantins; três no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul; quatro no Ceará, São Paulo e no Rio Grande do Norte; cinco no Paraná; seis no Rio de Janeiro e sete no Mato Grosso do Sul e ainda Xapuri no Acre terão em todas suas seções urnas com impressão de voto.

O novo modelo conta com um módulo externo para impressão do voto. O eleitor, no entanto, não tem acesso ao papel comprovante de seu voto, podendo apenas visualizá-lo por meio de um sistema de lentes.

Paulo Camarão estima que, agora no segundo turno, as votações serão mais rápidas já que o eleitor terá que escolher apenas o presidente e, dependendo do estado, o governador. No primeiro turno, o tempo médio foi de cinco minutos devido ao grande número de candidatos e de cargos a serem preenchidos (seis), o que exigia que o eleitor tocasse no teclado por 25 vezes. No pleito de 1998, o gasto médio foi de 54 segundos.

Após a conferência do nome dos candidatos, a cédula será depositada automaticamente em uma unidade plástica descartável (UDE). Estas unidades descartáveis serão, posteriormente, lacradas e enviadas aos tribunais eleitorais de cada região, onde ficarão guardadas por 60 dias após a diplomação dos candidatos.

Caso haja suspeita de fraude, os votos impressos podem ser comparados com os gravados em disco magnético da urna eletrônica. A implantação do módulo impressor nas urnas eletrônicas visa comprovar a lisura dos resultados eleitorais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.