Serra vota e diz que "eleição se define nas urnas"

GloboNews.com e TV Globo Recife

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

RIO – Agora é tudo ou nada. Cerca de 115 milhões de eleitores irão às urnas neste domingo escolher o novo presidente da República. Também haverá eleição para governador em 13 estados do país e no Distrito Federal. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a disputa com 62% dos votos válidos, segundo dados do Ibope. O candidato do PSDB, José Serra, tem 38%.

O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, chegou às 9h34m ao Colégio Santa Cruz (na rua Orobó, 383), em Alto de Pinheiros, acompanhado do também candidato do PSDB ao governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e da mulher, Mônica Serra. Muito sorridente, Serra votou e, sem seguida posou para os fotógrafos fazendo o tradicional V da vitória.

Serra deverá conceder entrevista coletiva em frente a sua Zona Eleitoral e, em seguida, voltará para sua residência, também no bairro do Alto de Pinheiros, onde deverá permanecer durante todo o dia acompanhando a apuração dos votos ao lado de partidários e familiares.

Já o candidato petista deve votar na Escola João Firmino, em São Bernardo do Campo. Segundo a assessoria do candidato, Lula não pretende dar entrevistas até que seja confirmado o resultado das eleições. Ele deve passar o dia em um hotel da Região Metropolitana de São Paulo onde receberá assessores e acompanhará a apuração.

Japão - A votação de segundo turno das eleições 2002 no Japão foram encerradas na manhã deste domingo, no Consulado Geral do Brasil em Tóquio e em Nagoya. Compareceram às urnas 189 brasileiros, 35% dos cidadãos registrados para participar do pleito.

A votação começou às 20h de sábado e foi oficialmente encerrada às 5h deste domingo (horário de Brasília). Apenas alguns brasileiros foram impedidos de votar em decorrência de problemas com documentação, mas não foi registrado qualquer problema com urnas eletrônicas.

O total de eleitores foi menor do que no primeiro turno, quando 205 brasileiros compareceram às urnas no Japão. Apesar da presença reduzida, muitos cidadãos enfrentaram até duas horas de viagem para votar, munidos de camisetas e símbolos dos partidos que concorrem à Presidência.

A comunidade brasileira que reside no país pôde acompanhar nesta sexta-feira o debate dos presidenciáveis transmitido por uma TV a cabo que reproduz os sinais da Rede Globo no país.

Resultados - O eleitor poderá saber o resultado ainda nesta domingo, caso a Justiça eleitoral consiga cumprir sua meta de apurar 90% das urnas até a meia-noite.

O primeiro eleitor do Brasil a votar neste segundo turno foi a funcionária pública Cleide Santana. Ela mora em Fernando de Noronha e, por conta do fuso horário, a eleição na ilha começou às 7h, horário de Brasília.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.