Lula está matematicamente eleito Serra faz discurso reconhecendo a vitória do adversário

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

SÃO PAULO - Com 95,68% das urnas apuradas, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, já teve mais de 50 milhões de votos e está matematicamente eleito presidente da República. O petista tem 61,46% dos votos válidos, contra 38,54% de José Serra (PSDB). Lula foi declarado eleito pelo TSE com 85,07% das urnas apuradas.

Serra acaba de fazer um pronunciamento à imprensa reconhecendo a eleição de Lula:

- As urnas hoje falaram: a voz soberana dos eleitores decidiu que nos próximos quatro anos o Brasil será governado pelo meu adversário no segundo turno - disse Serra, que nesse momento foi interrompido por seus militantes e retomou o discurso do início. - Gostaria de nesse momento agradecer aos 30 milhões de votos que obtive em todo o Brasil. Trinta milhões de eleitores confiaram a mim e a Rita Camata o seu voto e acreditaram nas nossas propostas para levar o Brasil ao futuro.

Em seguida, Serra deu seu recado ao presidente eleito e homenageou Fernando Henrique:

- Boa sorte na condução dos destinos do nosso Brasil e boa sorte no cumprimento das promessas de campanha. Quero saudar o presidente Fernando Henrique Cardoso pela absoltua isenção e imparcialidade ao longo do processo eleitoral. Ele entrega a presidência com um país melhor do que encontrou. Seu governo honrou o Brasil, honrou a memória de homens públicos como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro e Mário Covas. Muito obrigado a todos vocês que estão aqui conosco hoje.

Serra ligara para Lula mais cedo

Pouco depois das 21h, o candidato tucano já havia telefonado para Lula, cumprimentando-o pela vitória. Segundo as assessorias dos dois partidos, havia um acordo para que o derrotado ligasse para o vencedor. A conversa durou cerca de três minutos, segundo Gilberto Carvalho, coordenador de comunicação da campanha do PT. Serra disse:

- Estou lhe telefonando para reconhecer a sua vitória e lhe desejar boa sorte para o bem do Brasil.

- Você foi um adversário muito leal - respondeu o petista.

Lula e Serra combinaram de conversar com mais calma depois que Serra volte da viagem que deve fazer nos próximos dias.

Boca-de-urna. A pesquisa de boca-de-urna do Ibope, divulgada logo após o fim do horário de votação em todo o país, apontava a vitória de Lula, com 63% dos votos válidos. José Serra, teve 37%. O Ibope entrevistou 52 mil eleitores em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os votos válidos descontam os nulos e brancos. A pesquisa de boca-de-urna do Datafolha também indicava vitória do candidato do PT com 63% dos votos válidos. O Datafolha consultou 19.378 eleitores, em 351 cidades de todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Confirmados os números das pesquisas, Lula deve eleger-se com cerca de 55 milhões de votos, o maior número já recebido por um presidente eleito democraticamente. Nos Estados Unidos, Ronald Reagan recebeu, em 1984, 54,4 milhões de votos. Bill Clinton teve 47,4 milhões. Na Rússia, Vladimir Putin obteve 39,7 milhões, e, no Brasil, Fernando Henrique se elegeu com 35 milhões de votos.

Por volta das 22h, Lula saiu sob tumulto do Hotel Meliá, na Zona Sul da capital, onde ficou reunido durante a tarde com diversos dirigentes do partido e coordenadores de seu programa de governo. Cercado por jornalistas e sorridente, o presidente eleito disse que falaria, com mais calma, no Hotel Intercontinental. Brincalhão, Lula disse que tem de 'manter a integridade física da imprensa brasileira' e amparou uma repórter que quase caiu no meio da confusão.

Lula deve falar à imprensa em instantes. Além disso, ele fará um pronunciamento mais detalhado aos jornalistas amanhã, às 11h, no Hotel Intercontinental, Zona Sul de São Paulo, sobre a transição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.