Eleição é marcada por tranqüilidade em todo o Maranhão

Karla Freire, do Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

No início da manhã, muita gente já se dirigia às seções eleitorais para garantir o voto neste segundo turno no Maranhão. A votação foi iniciada às 8h com tranquilidade. Durante toda a manhã milhares de pessoas votaram sem maiores problemas.

No primeiro turno, o grande problema foi a demora nas filas, por causa da quantidade de candidatos que cada eleitor devia votar - foram seis: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e preseidente. Definida a eleição para o governo do Estado já no primeiro turno, com a reeleição de José Reinaldo Tavares, para o segundo turno restou votar apenas para presidente.

Se no dia 6, a média de duração dos votos era de dois minutos, o que fez com que as pessoas ficassem até três horas na fila em algumas seções, hoje a duração do voto é de 30 a 40 segundos. Por isso as filas andam bem mais rápidas.

O maior problema enfrentado pelos eleitores neste segundo turno está sendo mesmo o transporte. A Justiça Eleitoral é a responsável pelo transporte de eleitores da zona rural que morem a mais de dois quilômetros da seção eleitoral. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão teve dificuldades para disponibilizar o tranporte e muitos eleitores não puderam votar até agora por não terem como ir às urnas.

Cerca de 500 pessoas de povoados próximos a Itapecuru, a 120 quilômetros de São Luís, aguardam transporte para poder votar no município. O problema da falta de transporte para os eleitores ocorre em todo o estado.

Em São Luís os eleitores estão passando muito tempo nos pontos de ônibus à espera de coletivo para ir às seções ou mesmo para voltar para casa. As pessoas chegam a passar mais de uma hora aguardando transporte. O problema está acontecendo porque como hoje é domingo, a frota de ônibus da capital é reduzida e nenhum esquema especial foi feito para este domingo eleitoral.

O número de urnas eletrônicas que apresentaram defeitos no estado está bem menor, até agora, do que no primeiro turno: 13 urnas com defeitos tiveram que ser trocadas. No dia 6, 200 urnas apresentaram problemas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.