Cássio Cunha Lima é o novo governador da Paraíba

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

JOÃO PESSOA – Com 97,06% das urnas apuradas, o novo governador da Paraíba é Cássio Cunha Lima (PSDB), que obteve, até o momento, 51,16% dos votos válidos. Poucos são os políticos que, aos 39 anos, acumularam a experiência de Cássio Cunha Lima (PSDB). Três vezes prefeito de Campina Grande, duas deputado federal e superintendente da Sudene durante o Governo Itamar Franco, a atuação de Cássio teve início muito cedo. Eleito deputado federal em 1985, Cássio tornou-se, aos 23 anos, o mais jovem deputado da então Assembléia Constituinte. Apesar da pouca idade, teve uma atuação destacada, sendo indicado por Mário Covas vice-líder do seu partido, à época.

Três anos depois, o "menino" - apelido pelo qual ficaria conhecido - venceu a disputa pela Prefeitura de Campina Grande, derrotando decanos da política local. Em 1994, Cássio volta à Câmara com 157 mil votos, a maior votação do Estado e a maior proporcional do Brasil. Antes de ser eleito deputado federal, foi Superintendente da Sudene por um ano, ocasião em que gerenciou o maior Programa de Renda Mínima até então criado no Brasil, quando da seca de 1993, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas. Ele também abriu as portas da Sudene para os trabalhadores rurais e trabalhou muito para atrair investimentos para o Nordeste. Na época, foram aprovados 55 novos projetos para a região.

Em 1996, Cássio é novamente eleito prefeito de Campina Grande e faz uma administração com ampla aprovação popular. Prova disso é que se reelegeu, em 2000, com 72% dos votos válidos no 1º turno da votação. Deixou a Prefeitura em abril de 2002, para candidatar-se ao Governo da Paraíba, no pleito de seis de outubro, pela Coligação Por Amor à Paraíba (PSDB, PFL, PV, PRTB, PSD e PST).

Cássio é casado com Silvia A. Cunha Lima e tem três filhos: Diogo, Marcela e Pedro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.