Quase tudo pronto para o 2º turno em Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Imperatriz - A Justiça Eleitoral está com quase tudo pronto para a realização do segundo turno da eleição no município. Para o pleito do próximo dia 27, os mesários e presidentes de seções eleitorais estão automaticamente convocados e não mais precisarão participar de reuniões, a exemplo do que aconteceu no primeiro turno.

O juiz Nélson de Moraes Rego, titular do Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá e responsável pela 65ª Zona Eleitoral, lembrou que os faltosos, sem justificativa convincente, estarão sujeitos a punições, conforme prevê a lei eleitoral, com o pagamento de multas, além de outras punições.

Em cumprimento ao calendário eleitoral, a Justiça realizou, no final de semana, o lacre de todas as urnas que serão utilizadas no município de Imperatriz e outros vizinhos, que são termos judiciários da comarca. A chefe do cartório da 33ª zona, uma das maiores do município, Terezinha de Jesus Miranda, informou que todo o material didático que será utilizado no dia da eleição como folhas de votação, entre outros, começaram a ser entregues aos presidentes de seções ontem.

O auxiliar administrativo do cartório da 65ª Zona Eleitoral, Arthur Benício Júnior, confirmou a informação. Ele lembrou que o atraso da chegada de recursos destinados pelo Tribunal Regional Eleitoral para custear a alimentação de todo o pessoal envolvido no pleito provocou atraso na entrega do material, previsto para esta quinta-feira.

Criado pelo TRE com objetivo de facilitar o trabalho dos presidentes de seções, os supervisores de prédio – profissionais responsáveis pelos reparos em prédios e até o acompanhamento das instalações de urnas eletrônicas - terão menos trabalho no segundo turno da eleição. Os supervisores de prédio ficarão na retaguarda.

Convocação- Apesar do anúncio de punição para mesários e presidentes de seções que não comparecerem para trabalhar na eleição do próximo domingo, a Justiça Eleitoral está divulgando notas nas televisões e rádios convocando todo o pessoal que atuou no primeiro turno.

Nas eleições do último dia 6, algumas das pessoas convocadas pela Justiça Eleitoral não compareceram, o que provocou atrasos no início da votação em algumas seções eleitorais.

O caso mais grave aconteceu na Escola Dorgival Pinheiro de Sousa, onde em dez das 15 seções instaladas pertencentes a 33ª zona eleitoral foram registradas ausências que variaram de um até três integrantes.

Na seção 6 foi preciso até que a juíza Cleonice Conceição Nascimento fosse pessoalmente ao local e nomeasse uma eleitora que estava na fila. Antes a magistrada ameaçou mandar prender um rapaz por desobediência, pois ele se recusou a atender a determinação da juíza e foi salvo pela eleitora que estava à sua frente, que se prontificou. Um supervisor de prédio lembrou que a lei prevê que um eleitor seja nomeado para preencher a vaga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.