Lula e Serra buscam votos de 26 milhões de adeptos de igrejas Evangélicas

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

BRASÍLIA - Além de apoios políticos, os dois candidatos à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o tucano José Serra, correm em busca de votos de uma parcela específica da população: os evangélicos, que representam mais de 26 milhões de pessoas, 15,5% dos brasileiros, segundo censo do IBGE do ano 2000. Existem centenas de igrejas evangélicas espalhadas pelo Brasil, mas algumas se notabilizam pela maior expressão e por se envolver em campanhas políticas.

A igreja evangélica com maior número de fiéis é a Assembléia de Deus, cerca de oito a nove milhões de pessoas em todo o Brasil. A Assembléia é dividida em duas facções: a Missão, criada em 1911 em Belém por missionários suecos, e a de Madureira, que 1989 concretizou sua separação que já vinha ocorrendo desde os anos 30.

Segundo Paul Freston, professor de sociologia da Universidade Federal de São Carlos, que há 15 anos estuda o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, A Missão é a facção mais forte da Assembléia de Deus. Sua principal característica é ser a igreja evangélica mais bem distribuída no país. A facção Madureira tem presença forte especialmente no Rio de Janeiro e nos estados do Centro-Oeste.

OUTRAS - Existem cerca de três milhões de evangélicos ligados a igrejas batistas, que têm como maior expressão a Convenção Batista Brasileira, forte no Rio de Janeiro. Entre os batistas, a Convenção representa a ala mais tradicional e discreta, mas há outras igrejas onde predominam cultos mais carismáticos. Outra igreja de grande expressão, e que investe na ação política, é a Igreja Universal, fundada pelo bispo Edir Macedo, com cerca de dois milhões de fiéis.

Ao todo, calcula o professor Freston, as Assembléias representam cerca de cinco milhões de votos. O professor comenta que os dados disponíveis ainda são referentes aos dados do censo de 2000, mas que a maioria das igrejas costuma inflar muito sua influência. Para o professor, a grande questão em relação aos evangélicos é para onde vão os votos recebidos pelo candidato do PSB, o evangélico Anthony Garotinho (PSB). Ele recebeu 17,9% dos votos válidos no primeiro turno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.