Vender nozes com pouca roupa é um negócio proibido em Taiwan

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

TAIPÉ - A venda de nozes de bétele é um negócio arriscado, porém lucrativo, em Taiwan. O suave estimulante natural é mascado por milhões de habitantes, em sua maioria homens. Por esse motivo, há muitas mulheres vendendo o produto na beira das estradas e elas descobriram que, quanto mais economizarem nas roupas, mais sucesso terão nas vendas.

Mas mostrar o corpo para comercializar as nozes já causou problemas para muita gente em Taiwan.

Agora, o condado de Taoyuan, perto de Taipé, determinou que as chamadas "beldades das nozes de bétele" têm que cobrir seus seios, nádegas e barrigas para trabalhar. Ou as moças fazem isso ou serão obrigadas a enfrentar a força da lei.

VIDEO

Veja a reportagem de Mike Chinoy, da CNN.

Veja vídeo

(QuickTime, Real or Windows Media)

O juiz Liao Cheng-ching foi o responsável pelas novas normas, que ele considera necessárias não apenas por questões morais, mas de integridade física.

"Registros hospitalares mostram que muitos motoristas do sexo masculino ficam tão distraídos com as moças que acabam batendo nos postes telefônicos", explicou o juiz.

Há quem discorde. Hsiao Lu, de 23 anos, há cinco vende nozes de bétele nas redondezas. diz que as novas regras podem destruir seu ganha-pão.

"É muito injusto, a economia vai mal. Vestir-se de maneira sexy faz uma grande diferença para nossos ganhos. Essas regras vão dificultar tudo", queixa-se.

Apoio público

Parece haver considerável apoio público à campanha para que as moças se vistam.

Mas Josephine Ho, que dirige um centro universitário de pesquisa sobre sexualidade e que trabalhou com as vendedoras durante anos, diz que a determinação, na verdade, está relacionada à política e a classes sociais.

"As garotas são, em sua maioria, originárias de classes operárias. Seu jeito de se vestir é apenas uma forma que encontraram para ganhar mais algum dinheiro. Se eles realmente querem limpar a sociedade, deveriam acabar com os desfiles de moda", acusa Ho.

"Deviam também acabar com as garotas que apresentam carros em salões de automóveis. Muitas estratégias competitivas baseadas no apelo sexual terão que ser examinadas", acrescenta.

Por enquanto, porém, as vendedoras de nozes de bétele em Taoyuan parecem estar cumprindo as novas regras.

Mas o negócio é tão grande e a competição nas vendas tão acirrada que, a despeito das normas, a dinâmica básica do negócio deve permanecer a mesma.

Ou seja, o sexo continuará à venda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.