TSE reinicia campanha para instruir eleitores no rádio e na TV

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reiniciou nesta sexta-feira a veiculação, no rádio e na televisão, da campanha para instruir os eleitores sobre como votar no segundo turno.

Com esta iniciativa, antes mesmo do recomeço da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos, o TSE pretende evitar os problemas ocorridos no primeiro turno, quando milhares de eleitores foram obrigados a esperar horas na fila para votar devido à falta de familiarização com a urna eletrônica.

Os seis filmetes para televisão e os spots para rádio - de 30 ou 60 segundos, cada – também enfatizarão questões como a proibição da boca-de-urna, dia e horário da votação no segundo turno e, principalmente, as instruções para votação em urna eletrônica com módulo impressor de voto, implantado em algumas cidades em caráter experimental.

Segundo o TSE, a campanha terá também o objetivo de estimular a população a antecipar a ida às seções eleitorais, no próximo dia 27.

Nos locais onde houver segundo turno para governador, a propaganda mostrará a ordem dos candidatos na tela da urna eletrônica.

De acordo com a legislação eleitoral, essa ordem será a mesma estabelecida no primeiro turno: governador e presidente.

O TSE iniciou, também nesta sexta-feira, a vistoria dos programas de informática e o sistema de lacre das urnas eletrônicas que serão utilizados no segundo turno.

Os representantes de partidos políticos analisarão as modificações necessárias para as votações nos estados em que houver segundo turno para governador.

Nos estados onde o governador já foi eleito, os técnicos eliminarão este item das urnas eletrônicas.

A vistoria do período antecedente ao primeiro turno foi realizada entre 5 e 9 de agosto e 4 a 11 de setembro.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos à Presidência - Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra - será iniciada na próxima segunda-feira, apesar de já estar autorizada pelo TSE, que permite o reinício 48 horas após a proclamação dos vencedores do primeiro turno.

Os dois candidatos, de comum acordo, resolveram abdicar de quatro dias de propaganda para terem mais tempo de elaborar os programas e se recuperar do cansaço do primeiro turno.

Lula abrirá a segunda rodada da propaganda eleitoral, de acordo com a resolução do relator das instruções para as eleições 2002, ministro Fernando Neves, que justificou a escolha pelo fato de o candidato ter obtido "a maior votação no primeiro turno".

A ordem será alternada a cada um dos 24 programas que serão veiculados por 12 dias consecutivos até 25 de outubro - dois dias antes da votação do segundo turno.

O programa eleitoral dos presidenciáveis será veiculado no rádio das 7h da manhã às 7h20 e das 12h às 12h20.

Na televisão, esse horário será das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50. Cada um dos concorrentes ao cargo de presidente - Lula e Serra - ocupará a metade desse tempo.

Nos estados onde houver segundo turno para governador, os candidatos locais apresentarão suas propagandas logo em seguida.

Além do programa em bloco, Lula e Serra terão direito também a 180 inserções, de 30 segundos cada, nas programações normais do rádio e da televisão, o que totaliza uma hora e 30 minutos.

Na propaganda em bloco, cada candidato ocupará a TV por quatro horas, distribuídas nos 12 dias de veiculação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.