Ibope divulga pesquisas em 15 Estados

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O Ibope divulgou 15 pesquisas, sendo cinco de Estados do Nordeste, todas do Norte, além de Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

O instituto colocou apenas os resultados dos votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos.

Em pelo menos seis Estados haveria grandes possibilidades de a eleição acabar no primeiro turno.

O campeão de votos, segundo o instituto, é Marcelo Miranda, candidato pelo PFL para o governo do Tocantis. Ele tem 75% de intenção dos votos válidos. Atrás dele, o candidato à reeleição no Acre, Jorge Viana (PT) aparece com 67%.

Nas duas pesquisas divulgadas do Centro-Oeste, também haveria a possibilidade de vitórias no primeiro turno, com Blairo Maggi (PPS) com 56% no Mato Grosso, e José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, no Mato Grosso do Sul, com 53%.

No Nordeste, apenas na Paraíba um candidato passa dos 50% dos votos válidos. Cássio Cunha Lima (PSDB) tem 57%.

No Espírito Santo e em Roraima os líderes, segundo o Ibope, estão com 51% dos votos válidos, mas devido à margem de erro, estão tecnicamente empatados com os segundos colocados.

Na disputa capixaba, Paulo Hartung (PSB) tem 51% contra 45% de Max Mauro (PTB). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em Roraima, Flamarion Portela (PSL) tem 51% contra 46% de Ottomar Pinto (PTB). A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em outros dois Estados nordestinos, as pesquisas mostram que os líderes têm metade do eleitorado. Em Sergipe, João Alves Filho (PFL) tem 50% dos votos, número igual à soma de todos os seus concorrentes. O mesmo acontece com o candidato Lúcio Alcântara (PSDB) no Ceará.

Em outros dois Estados o quadro é parecido, mas os líderes têm 48% dos votos válidos, como no Piauí, com Wellington Dias (PT) e Hugo Napoleão (PFL), e no Maranhão, com Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo (PFL).

No Amapá, Waldez Góes (PDT) lidera a pesquisa Ibope, seguido por Dalva Figueiredo (PT). Os dois poderiam ir para o segundo turno, já que somam respectivamente, 39% e 26% cada. A diferença de Dalva para Fátima Palaes (PSDB), terceira colocada, é de oito pontos percentuais.

Já em Rondônia a liderança pertence a Ivo Cassol (PSDB) com 31% da preferência do eleitorado.

Em segundo lugar está José Bianco (PFL) com 19% dos votos, tecnicamente empatado com outros três candidatos, Acir Gurgacz (PDT), Mauro Nazif (PSB) e Enarndes Amorim (PRTB), todos com 14%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ao governo do Rio Grande do Sul confirmou o segundo turno entre Germano Rigotto (PMDB) e Tarso Genro (PT). Rigotto tem 37% dos votos válidos e ultrapassou percentualmente o petista, que aparece com 34%. Como a margem de erro é de 2,5 pontos para mais ou para menos, os dois estão empatados na liderança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.